quinta-feira, 4 de maio de 2017

OS LEITORES DA SUPER JÁ SABIAM


    HÁ QUATRO ANOS, um protesto estudantil contra o aumento das passagens de ônibus em São Paulo foi duramente rechaçado pela polícia. A população ficou ao lado dos manifestantes, e tomou as ruas do País, num série de protestos em nome do direito de protestar, fosse contra o que fosse. 
   A economia ia bem: as taxas de desemprego eram as menores da história, o PIB crescia numa média de 3,8% ao ano desde 2010, e ainda subiria mais 2,3% em 2013 (não era uma China, mas ainda assim tratava-se do paraíso diante dos 7% que o País perderia entre 2014 e 2016). Na política, mesma coisa. A popularidade do governo federal chegava a 79% de aprovação , com Dilma superando as maiores marcas de Lula e de FHC - Temer hoje amarga 5%. E a Lava Jato, que abriria as vísceras da corrupção ao público de forma inédita, ainda nem existia: as investigações só começariam em março de 2014. 
   Mesmo assim, os protestos de 2013 foram mastodônticos. Não existia uma agenda de reivindicações, só a sensação de que algo estava errado no Brasil. Como bem define o jornalista Maurício Horta na época: “NINGUÉM sabia por que estava nos protestos, mas TODO MUNDO estava”. 
   Horta também ajudou a SUPER a traduzir aquele momento de forma única. Ele e então o diretor de redação Denis Russo produziram uma reportagem de capa ambiciosa , que busca mostrar onde estava o grande problema da nossa política. E concluíram que era algo que nem aparecia nos cartazes dos protestos, já que ninguém dava bola: o caixa 2. 
   A reportagem chamada
Por que Nossa Política é tão Burra, chegava à bancas em junho de 2013 deixando claro: basicamente toda a nossa política nas mãos dos megadoadores políticos com doações ilegais. Eleitos, os políticos pegavam esse suborno com licitações fraudulentas e obras superfaturadas. No meio do caminho, enriqueciam, se reelegiam, e começavam o processo de novo, num círculo vicioso. Um círculo feito para canalizar dinheiro público direto para as contas dessas empresas. Sim. De onde sai o lucro de uma obra superfaturada, afinal? Dos impostos que você paga. Claro que a SUPER não foi a primeira publicação a falar disso. Caixa 2 sempre foi notícia. Mas a reportagem apresentava uma tese nova: a de que as propinas fantasiadas de doações eram o maior câncer da nossa política. Agora não há mais dúvida quanto a isso. Os leitores da SUPER, já sabiam. Há quatro anos. (FONTE:Revista SUPER INTERESSANTE, 
ALEXANDRE VERSIGNASSI – DIRETOR DE REDAÇÃO , ALEXANDRE.VERSIGNASSI@ABRIL.COM.BR PRIMEIRA PÁGINA – DA MESA DO EDITOR, Editora Abril, Edição 374, MAIO 2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares