domingo, 28 de maio de 2017

CIRCO FUNCART SE DESMANCHA COM DANÇA

 A velha lona que abrigou tantos espetáculos está sendo desmontada para dar lugar à construção de um teatro de contêineres; Ballet de Londrina se despediu do local 
   Após construir uma história de amor e cumplicidade com a cultura londrinense que já dura 20 anos, o Circo Funcart está se despedindo da cidade. Palco de espetáculos memoráveis que recebeu artistas locais das mais variadas vertentes e algumas das companhias de dança e teatro mais importantes do mundo, o circo sairá de cena em breve, mas não abandonará seu legado. A velha e danificada lona será desmontada para dar lugar a um novo e inovador teatro de contêineres. 
   “No ano passado a gente iniciou uma campanha coletiva para revitalizar o circo. No entanto, chegamos a conclusão de que a reforma teria um prazo de vida útil muito curta, já que uma lona nova dura uma média de apenas cinco anos e continuaríamos enfrentando problemas em relação a técnicas de segurança, como o risco de incêndio. Então resolvemos dar uma repaginada geral e investir nesse novo projeto”, explica o diretor de Dança da Funcart, Leonardo Ramos. 
   Segundo ele, a nova proposta traz um conceito de arquitetura sustentável e moderna. “ A ideia é construir uma sala de espetáculos com capacidade para até 300 lugares na plateia, cem a mais do que temos hoje. E do lado de fora criar um jardim que funcione como uma área de convivência e possa ser aproveitado pelas pessoas que sejam circular por aqui, ler um livro ou apenas passar o tempo. E do lado de dentro teremos um espaço mais amplo, seguro, confortável e acessível”, enfatiza. 
   Ramos relata que a ideia do teatro de contêineres surgiu de forma inusitada. “Durante reuniões com representantes da secretaria municipal de Cultura e de Obras da prefeitura e do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Ocas) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), alguém deu essa sugestão que na hora passou batida, mas acabou sendo reavaliada. Engraçado isso porque a proposta do Circo Funcart também teve surgiu de forma parecida. Em 1997, o Teatro Ouro Verde teve problemas no teto e teve de ficar fechado por um período de aproximadamente três anos. Diante da falta de palcos na cidade, acabei brincando que gostaria de ter um circo para me apresentar e essa piada acabou sendo levada adiante”, diverte-se. 

      RENOVAÇÃO
   A construção do teatro de contêineres está orçado em cerca de R$ 200 mil. Até o momento, a Funcart conseguiu levantar um montante de R$ 73 mil para a realização do projeto. “No finla do ano passado, promovemos uma ação entre amigos na qual seria sorteada uma mota Honda CG 125iFAN. A ganhadora da promoção acabou doando o prêmio para que a gente conseguisse aumentar a arrecadação. Agendamos um novo sorteio para o dia primeiro de julho e as pessoas que colaborarem com R$ 10 estarão concorrendo à moto. Interessados podem aderir à campanha por meio do telefone da Funcart (43) 3342-2362, As pessoas físicas também poderão colaborar cedendo para a gente notas fiscais sem sem a inclusão do CPF. Além disso vamos buscar patrocínio junto ao patronato local”, informa Ramos. 
   A demolição do circo foi iniciada no mês de janeiro deste ano e deve ser concluída dentro de algumas semanas. A direção da Funcart estima que até o mês de Outubro teatro de contêineres esteja pronto. 

      NOVO ESPETÁCULO É UMA ORAÇÃO
Novo espetáculo do Ballet de Londrina, ainda em fase de gestação, é impactante como outros trabalhos de Leonardo Ramos 
   A história de encenações do Circo Funcart teve seu espisódio final na manhã da última quinta-feira (25). O cenário caótico da demolição do espaço cultural foi usada como cenário para um ensaio aberto à imprensa e convidados do mais novo espetáculo do Balé de Londrina. “Uma Oração pelo Fim do Mundo” é o título da 26ª montagem do premiado grupo londrinense. “Esse é o espetáculo mais pessoal e denso que já criei. É um recorte de várias fases da minha vida e um retrato da minha descrença na humanidade, que tem comprovado ser o único animal irracional do planeta. Estou levando para o palco temas atuais que reforçam essa minha visão como guerra, bullying, homofobia, feminicídio e intolerância religiosa”, salienta Leonardo Ramos, diretor do Ballet de Londrina. 
   Ainda em fase de “gestação”, o novo espetáculo marca o rompimento de Ramos com o estilo que se tornou sua marca registrada. “Acabei desenvolvendo uma técnica de dança horizontalizada, mas desta vez coloquei os bailarinos para dançarmais em pé. Acho que o artista não pode se acomodar. A gente tem que correr riscos o tempo todo”, diz o diretor. 
   Segundo ele, o espetáculo deve estar pronto dentro de algumas semanas. “Ainda estou fazendo alguns ajustes. Estou naquela fase em que consegui passar a emoção para a pele dos bailarinos, mas ainda vamos alcançar o osso. É um trabalho intenso em que determinados momentos os bailarinos se portam como atores. São 14 bailarinos em cena e respeitar as diferença de idade, crenças e técnicas é um grande desafio”, conclui Ramos ao informar que ainda não há data prevista para a estreia do espetáculo. (M.R.) (MARCOS ROMAN – Reportagem Local, página 4, caderno FOLHA 2, 27 e 28 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares