segunda-feira, 29 de maio de 2017

ECONOMIA NOSSA DE CADA DIA


   EXPECTATIVA DE QUEDA NA TAXA DE JUROS 
   Há um apelo geral do setor produtivo quanto à necessidade de queda na taxa de juros e não sem razão.
Reportagem do dia 23 de maio aqui na Folha de Londrina, com o título “Feito para empreender”, mostra que seis em cada dez de nossos varejistas não tomam crédito para estimular seus negócios, em razão dos juros extorsivos.

   O JURO É O CUSTO DO DINHEIRO
   Se o custo de tomar dinheiro a crédito ultrapassar a margem de lucro da empresa, perde-se o incentivo de investir por meio de empréstimos. Por outro lado, quem empresta dinheiro, busca o maior rendimento.
   Se os títulos do governo remuneram melhor, o dinheiro deixa de ir para o setor produtivo e vai para financiar as dívidas do governo, Juros altos também afastam o consumidor final de tomar crédito para comprar produtos de maior valor agregado.

   RESUMO DA ÓPERA
   Juros elevados inviabilizam a produção e o consumo, que em última instância significa gerar menos emprego, menos renda e é claro, impede a retomada do crescimento econômico.

   QUEM DEFINE A TAXA BÁSICA DE JUROS
   É o Banco Central do Brasil, por meio do Comitê de Política Monetária (Copom). Este se reunirá nos dia 30 e 31 de maio e definirá a nova taxa básica de juros que vigorará para esse próximo período. 

   A COISA FUNCIONA ASSIM
   A taxa básica de juros remunera o dinheiro que é emprestado ao governo para ele ‘rolar’ sua dívida. 
   Essa taxa de juros serve de base para a formação da taxa de juros para outros tomadores de dinheiro, ou seja, as taxas de juros dos empréstimos vão subindo na medida que sobe o risco de emprestar e não receber.
   Por exemplo, é menos arriscado emprestar dinheiro para o governo, comprando títulos públicos do que emprestar dinheiro para financiar o cartão de crédito.

   COMO O COPOM DEFINE A TAXA BÁSICA DE JUROS 
   Entre os parâmetros levados em consideração para a definição da taxa básica de juros estão: os juros pagos nos títulos públicos da dívida americana, considerada de risco zero, o risco cambial, a taxa de inflação e o risco Brasil. 
   Na taxa de juros americana não temos qualquer controle. O risco cambial é série histórica e não se altera no curto prazo. Resta, portanto, duas variáveis, a serem consideradas: taxa de inflação e risco Brasil.

   ESPERÁVAMOS UMA QUEDA SIGNIFICATIVA
   Pois é. A expectativa era uma queda entre ,25 a 1,5% na taxa básica de juros que hoje está em 11,25% a.a., pois o Risco Brasil estava em queda, e a inflação idem.
   No entanto, desde a denúncia promovida pelos agentes da JBS na semana passada, o cenário se alterou e para pior. 

   DIMINUIU A CHANCE DE UMA QUEDA MAIOR 
   Com as denúncias, a possibilidade de aprovação pelo congresso das medidas que reduzem o endividamento do governo, (só o governo federal tem uma dívida de R$ 3,2 trilhões que cresce 11% ao ano), ficou muito mais difícil. 
   Se as dívidas continuarem sua trajetória de aumento, sobre o Risco País ( o risco de o país não conseguir honrar seus compromissos), e, por conseguinte tende a elevar a taxa básica de juros. 
   Outra consequência foi a desvalorização do real frente ao dólar, que significa potencial aumento de inflação , outro dos indicadores importantes na formação da taxa básica. 

   E ENTÃO?
   Primeiro vale lembrar que não é papel do Banco Central promover o crescimento econômico e sim o de garantir o poder de compra da moeda, em outras palavras, sua função é controlar a inflação (abordarei isso na próxima coluna).
   A promoção do crescimento e desenvolvimento econômico é função do BNDS e outros órgãos da administração federal. 
Segundo, as condições reinantes agora são diferentes, para pior, daqueles presentes nas análises do início da semana passada. 
   O Copom, como órgão eminentemente técnico, levará isso em consideração e não fará um corte na taxa de juros na mesma medida em que se esperava.
   Uma aposta conservadora, com base nos indicadores apresentados é um corte entre 0,5 e 0,75%. Aguardemos. (FONTE: MARCOS J. G. RAMBALDUCCI , professor doutor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e consultor econômico da Acil. mrambalducci@folhadelondrina.com.br página 4, coluna  ECONOMIA NOSSA DE CADA 
DIA, FOLHA ECONOMIA, segunda-feira, 29 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares