sexta-feira, 26 de maio de 2017

O DELICIOSO NHOQUE DA DISCÓRDIA

Nhoque de cabotiá: prato fica mais leve devido ao uso de uma variedade de abóbora menos calórica

   Versão do tradicional prato italiano, que substitui a batata por abóbora, ganhou os holofotes da mídia após polêmica envolvendo atriz e apresentadora de TV

   Uma receita inusitada de nhoque de abóbora acabou ganhando os holofotes do País na semana passada após a atriz Thaís Araújo se recusar a degustar a receita preparada pela apresentadora Ana Maria Braga no programa Mais Você , exibido pela Rede Globo. Polêmicas à parte, a versão “abrasileirada” do prato italiano tem arrancado elogios e pedido de bis de quem tem a oportunidade de prová-la e, ao contrário da artista, não tem restrições quanto à nossa famosa cabotiá. 
   Uma das receitas mais famosas do mundo, o nhoque foi criado na Itália ainda no século 17. De acordo com historiadores o prato seria criatividade das mammas italianas para contornar a escassez de ingredientes causada pela guerra que o País enfrentava. Com a crise financeira, as famílias mais pobres precisam dar um jeito de aproveitar o pão velho nas refeições diárias. Dessa forma, a massa do pão era modelada em cilindros e cortada em toquinhos, que depois eram cozidos em água ou em um caldo de vegetais e ossos de galinha. A batata foi a última a entrar na história, pois chegou à Europa apenas no século 18. Com o passar do tempo, até os ricos copiaram a ideia. 
Ao ganhar o mundo, o nhoque acabou ganhando versões menos tradicionais. É o caso da versão que no lugar da batata leva cabotiá, troca aprovada por nutricionistas que destacam que além de ser menos calórica a abóbora é mais rica em nutrientes. Culinaristas também salientam características positivas da abóbora no preparo de diversos pratos, entre eles, o nhoque. O fato dela virar um purê logo após assada é um deles. A dica, de acordo com especialistas, é usar a cabotiá assada ao invés de cozida devido à possibilidade de, durante o cozimento, a abóbora acabar ficando muito aguada por absorver líquidos. 
   Em média, a abóbora costuma demorar cerca de 40 a 50 minutos no forno até ficar assada a ponto de poder ser descascada facilmente. Para garantir um nhoque macio e leve, a abóbora mais indicada é a japonesa, também conhecida como cabotiá, que por ser mais seca retém pouca água, exigindo menos adição de farinha para obter uma massa firme e lisa. Outros ingredientes que podem ser usados na preparação do prato são fubá, fécula de batata, azeite de oliva e pimenta do reino. 

   NHOQUE DE ABÓBORA 
   INGREDIENTES
   1 kg de abóbora sergipana descascada, sem sementes e cortada em cubos médios; Sal a gosto; 1 gema; ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (50g); 1 xícara (chá rasa) de farinha de trigo (100g); Sal e pimenta-do-reino moída à gosto Molho de queijo parmesão; 2 xícaras (chá) de creme de leite (fresco) (500 ml); 1 ½ (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino (150 g); Alecrim picado e pimenta do reino a gosto. 

   NHOQUE
   Modo de preparo: 
   Numa assadeira untada com azeite coloque 1 kg de abóbora descascada, sem sementes e cortada em cubos médios, tempere com um pouco de sal e leve ao forno pré-aquecido a 250º C por 30 minutos ou até a abóbora ficar macia. Retire os cubos de abóboras do forno e amasse com uma colher. Depois transfira a abóbora amassada para um pano limpo e esprema o excesso de água (não precisa espremer demais), coloque numa tigela e deixe na geladeira para esfriar. Depois do purê esfriar junte 1 gema, ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino., 1 xícara (chá rasa) de farinha de trigo, sal e pimenta do reino moída a gosto e misture bem até ficar uma massa lisa. Numa superfície lisa e polvilhada com farinha de trigo coloque um pouco de massa, polvilhe mais de farinha de trigo e delicadamente faça rolinhos com as mãos, polvilhando mais farinha de trigo se necessário. Corte os nhoques com uma faca ou espátula e reserve. Vá fazendo os rolinhos e cortando os nhoques com o restante da massa. Coloque os nhoques numa panela grande e com água fervente, quando subirem retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com água fria. Depois escorra os nhoques numa peneira e vá arrumando numa assadeira com 1 fio de azeite e reserve. Há hora de servir mistures os nhoques cozidos no molho quente, deixe engrossar e sirva. 

   MOLHO
   Numa panela, em fogo médio, aqueça 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco. Quando estiver quase fervendo junte 1 ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino, alecrim picado e pimenta-do-reino moída a gosto e mexa sempre até encorpar um pouco. (*FONTE: anamariabraga.globo.com caderno FOLHA 2, página 3 COZINHA & SABOR, sexta-feira, 26 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares