sexta-feira, 19 de maio de 2017

RESTRIÇÃO DOM SABOR - POLENTA LASANHA COM RAGU DE PATO


   Chef aborda técnicas de cozinha e preparos que provam que é possível ter uma alimentação criativa e saborosa mesmo com restrições alimentares
   Estimativas de entidades ligadas a doenças celíacas (DC) apontam que 15 da população mundial seja acometida pela doença. No Brasil, um a cada 400 brasileiros. Mas no que implica essa doença que tanto te se falado nos últimos anos? De acordo com a Fenacelbra (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil, DC é uma resposta imunológica intensificada do glúten ingerido (proteína presente no trigo, cevada e centeio) em indivíduos geneticamente suscetíveis, que causa, principalmente, um distúrbio inflamatório crônico do intestino delgado com vários agravantes. 
   A divulgação maciça da doença refletiu no aumento do número de diagnósticos. E isso contribuiu para que os estudos fossem aprofundados, revelando, também, as alergias e hipersensibilidades alimentares relacionadas à proteína. No entanto, não existe medicamento. Quer dizer, a dieta isenta de glúten, por toda vida, constitui o único tratamento disponível até o momento tanto para a doença quanto para as intolerâncias. Por isso, quem descobre sua nova condição, num primeiro momento, se vê diante de uma alimentação restritiva. 
   Para desmistificar isso, a chef Luana Budel, consultora de gastronomia funcional e idealizadora do blog Falando Abobrinhas, aborda técnicas de cozinha e preparos que provam que é possível ter uma alimentação criativa e saborosa mesmo com restrições alimentares. “Um dos grandes problemas é que muitas pessoas que apresentam a doença ou intolerância possuíam uma alimentação baseada em comida processada. Que, por sua vez, não é adequada para ninguém. Quando é possível retirar o glúten da alimentação. Acreditam que não vão conseguir comer mais nada.
   Pelo contrário, segundo ela, pois abre-se um leque de possibilidades de comida natural e saudável que não era explorado. “Todos os legumes,, verduras, oleaginosas, frutas e alguns cereais podem ser consumidos perfeitamente. Até mesmo o trivial pode se tornar criativo. E para os pratos que usam a farinha de trigo em sua composição há alternativas simples, fáceis e, o melhor de tudo, saborosas”, acrescenta. Dentre eles, ela destaca as diversas opções de panificação e confeitaria, além de massas em geral, que misturam outras farinhas em sua composição. 
   Quem pretende realizar um prato mais elaborado, porém acessível, a chefe sugere uma polenta-lasanha com ragu de carne de pato. “Essa receita leva ingredientes facilmente encontrados no mercado e sua realização é muito tranquila; não é necessário ser um expert da cozinha”, diz, listando outros pratos como Focaccia de cenoura com sálvia e chutey de abobrinha. Tabule de painço com madeleines de abóbora.Tora de chocolate com compra de frutas e Crepe com receio de pera. “Não há limites”.

   POLENTA DE LASANHA COM RAGU DE PATO (RENDIMENTO 1 PORÇÃO)

   RAGU DE PATO
    INGREDIENTES

   200g de coxa e sobrecoxa de Pato s/pele assada; ½ cebola em cubos; 5 dentes de alho amassado; 1 folha de louro; ½ colher de sopa de alecrim fresco; 1 colher de sopa de cheiro verde fresco; 1 g de noz moscada pó; 2 g de páprica doce; sal a gosto; ½ de canela em pau; 1 colher de sopa de vinagre balsâmico; 2 colheres sopa de Shoyo light; 200 ml de molho de tomate; 80 ml de vinho tinto; 500 ml de água ou caldo de legume; azeite a gosto 

   POLENTA
   100 g de fubá para polenta italiana; 100 g de parmesão; 20 g de azeite; Ceboulete a gosto; sal marinho a gosto; pimenta branca do reino a gosto; óleo para untar quanto bastar; 500 ml de caldo de legume

   MONTAGEM 
   Punhado de folhas de rúcula; parmesão a gosto

   MODO DE PREPARO
   Polenta: Em uma panela ferver o caldo de legumes com azeite. Abaixar o fogo e acrescentar o fubá, mexendo sempre. Continuar mexendo até engrossar, adicionar o parmesão e deixar derreter. Quando a polenta estiver cozida e em consistência de creme espesso, retirar do fogo e temperar com a ceboulete e demais especiarias. Espalhar a polenta em uma camada de aproximadamente 1 cm de espessura em uma forma ou retangular previamente untada com o óleo e forrada com filme plástico. Levar para gelar e endurecer. Após endurecer, com o auxílio de cortador redondo, cortar as camadas de polenta. 

    Ragu de pato: Desfiar a carne de pato.            Esquentar a panela, adicionar um fio de azeite, acrescentar o pato e deixar dourar bem. Adicionar o sal, vinagre, cebola, alho e tomate. Adicione o vinho e água. Adicionar os demais ingredientes. Cozinhar em fogo baixo até a consistência de picadinho. 

   MONTAGEM: Em um prato redondo que possa ler levado ao forno, colocar um pouco de molho no fundo. Adicionar a primeira folha de polenta e intercalar o molho. Adicionar a segunda folha de polenta, intercalar o molho e uma camada de rúcula. Adicionar a terceira folha de polenta e por cima intercalar mais uma camada de molho. Finalizar com o parmesão. Levar para assar até gratinar. ( FONTE: Chef Luana Budel, caderno FOLHA 2, página 3, COZINHA & SABOR, sexta-feira, 19 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares