sábado, 27 de maio de 2017

AS PROCISSÕES DEDICADAS A MARIA



   Mês de maio, mês dedicado às Mães e a Maria, Mãe de todos. Em Sertaneja era mês festivo. Havia uma lista de 30 famílias previamente estabelecida que iam receber diariamente em sua casa a imagem de Nossa Senhora. A família recebia o andor enfeitado com a imagem à noite, pernoitava e só era entregue no dia seguinte, à noite em procissão.
   Ao entardecer, as pessoas chegavam um pouco antes do horário, ficavam em rodinhas conversando, faziam sua oferta e na saída, soltavam-se foguetes, rojões. O andor ia à frente carregado por pessoas que se revezavam ao longo do caminho; logo atrás, os donos da casa, e em seguida, as pessoas que iam acompanhando a procissão. Durante o trajeto, cantavam-se fervorosamente, músicas marianas, como: “A 13 de maio, na Cova da Iria... Ave, ave, ave Maria... “, “Com minha Mãe estarei, ba santa glória um dia...” ou “Mãezinha do Céu, eu não sei rezar...” Revezava-se o terço e quando a casa era muito perto da Igreja, a reza terminava lá. Tudo com muita devoção, muita fé, cada pessoa com seu terço, as crianças com seus pais. 
   Alternando músicas e orações, chegava-se à Igreja. Colocava-se o andor no lugar determinado, e o Padre iniciava a santa missa. Terminada, levava-se o andor em procissão para a casa de outra família que estava acompanhando ou estava esperando em sua casa. Era interessante observar o andor, muitas vezes, tinha um enfeite diferente, cada família se esmerava em deixa-lo mais bonito. Todos admiravam e comentavam, parecia uma competição meio velada, e assim, todos os dias.    No último dia do mês de maio, realizava-se a coroação de Nossa Senhora. Era uma festa linda e envolvia toda a comunidade. Nós, a Cruzadinha, íamos vestidas de anjo e, às vezes, uma ou outra criança que a mãe vestia de anjo por causa de alguma promessa. Vestíamos túnicas de cetim branca, azul ou rosa, com a parte de cima cheia de estrelinhas de metal, asas brancas de pena ou feitas de papel crepom. Armava-se na frente do altar uma arquibancada alta de madeira, onde ficavam todos os anjos. Lá no alto, no centro, ficava a imagem de Nossa Senhora, que tinha a cada lado, um ano que cantaria para colocar a palma e outra que cantaria para colocar a coroa. Esses dois anjos eram escolhidos entre as crianças das Cruzadas ou do Catecismo (hoje Catequese). Ficávamos ansiosas para sermos escolhidas, principalmente para coroar Nossa Senhora. 
Os padres da minha época, que passaram por Sertaneja, eram italianos e mal sabiam falar o português. Lembro-me do padre Jeremias e do padre Antônio Maria Catâneo, muito rígido quanto aos trajes das mulheres e chamavam a atenção delas, mas eram muito dedicados e queridos por todos. 
   Maio, mês lindo de Nossa Senhora! (Crônica de IDIMEIA CASTRO, leitora da FOLHA, caderno FOLHA RURAL, página 2, coluna DEDO DE PROSA, sábado e domingo, 27 e 28 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares