quarta-feira, 31 de maio de 2017

ELETRICIDADE NÃO É BRINQUEDO

De forma lúdica, as crianças aprendem sobre os benefícios e riscos da energia elétrica , sendo alertadas para evitar acidente

   Programa educativo da Copel leva orientações importantes sobre o uso seguro de energia elétrica e ensina a evitar os riscos
   “Você já imaginou não poder assistir ao desenho na televisão? E jogar o videogame no tablete? Ou ter uma água quentinha do chuveiro para tomar banho?”. Com essas perguntas aparentemente singelas, um dos voluntários da Copel inicia a palestra do “Programa Iluminado Gerações” . O programa educativo é realizado desde a década de 70 em parceria com as escolas municipais e estaduais de todo o Paraná e, no último ano, teve 68 mil alunos participantes. São eletricistas, leituristas e profissionais administrativos da empresa que vão às salas de aula levar orientações importantes sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica. O programa foi intensificado na semana passada com a realização da “Semana de Segurança com a Energia Elétrica” em vários locais. 
   De forma lúdica e didática pela exibição de quadrinhos, os personagens Onório (on) e Offélio (off) vão passando por situações do cotidiano de qualquer criança, começando pela existência de energia elétrica para o uso de computadores, chuveiro, televisão, geladeira e seus benefícios. Mais do que isso, porém, as crianças aprendem sobre o caminho que a energia percorre, desde as usinas geradoras até chegar aos consumidores finais, de que maneira ocorre um curto-circuito e quais materiais são condutores de eletricidade. Dessa forma fica mais fácil entender, por exemplo, os perigos de soltar pipa próxima à rede elétrica, mudar a temperatura do chuveiro com o equipamento ligado ou, ainda, trocar a lâmpada com o disjuntor ligado. 
O programa educativo da Copel ensina despertando a curiosidade das crianças através de jogos e brincadeiras

   Segundo a supervisora de segurança da Copel, Daniele Ciotta, o material em questão – palestra e cartilha – foi organizado por uma comissão da empresa que o elaborou especificamente para o público infantil. “Todos os voluntários também receberam treinamento para repassarem as informações técnicas de maneira simples. Os alunos, por sua vez, são multiplicadores da informação e levam a cartilha para as suas casas e retransmitem aos pais, familiares e vizinhos as práticas de segurança e cuidados com a natureza. Com isso, conseguimos evitar fatalidades, em especial, as que ocorrem na comunidade”, explica. Ao final da palestra, alunos participam de uma atividade lúdica com jogos e brincadeiras. No site da Copel existe uma seção dedicada ao tema (www.copel.com/educaçao).
   A palestra ainda traz orientações de uso de equipamentos eletrônicos, instalação de antenas, objetos na rede elétrica, símbolo de alta voltagem (caveira) nas subestações e cerca eletrificada. “O curto acontece quando dois fios com energia e que estão desencapados se encontram ou quando a energia elétrica escapa de algum material. Tanto um quanto outro pode casar incêndio. Por isso é importante trocar a fiação da casa a cada 10 anos para não ter perigo de pegar fogo e nem sobrecarregar as tomadas. Ao ver um fio elétrico caído, jamais toque ou se aproxime. O mesmo acontece se alguém estiver recebendo uma descarga elétrica, desligue o disjuntor, jamais toque na vítima ou nos fios”, explica o voluntário. 
   A supervisora ressalta que o programa educativo, há muitos anos, mostra-se de grande importância, despertando a consciência pela curiosidade. “As crianças precisam estar atentas aos riscos que envolvem a energia elétrica, já que em boa parte dos casos são elas as vítimas dos acidentes que acontecem por falta de conhecimento.” Os acidentes domésticos, apesar de corriqueiros, não são contabilizados pela empresa. “Apenas os que ocorrem na rede elétrica.” Em Londrina, o último acidente ocorrido desse tipo foi no final de 2011, na zona norte, quando um garoto de oito anos soltava pipa com linha de cobre embaixo de uma linha de transmissão de 138 mil volts. Ele faleceu alguns dias depois, em decorrência do choque elétrico. “O número de acidentes sempe aumenta durante as férias.”
   Para Daiane Godoy, professora do quarto ano da Escola Municipal Carlos Kraemer, uma das escolas que recebeu a palestra, o programa traz bastante resultado no espaço escolar e familiar. “De forma lúdica e fora do modelo tradicional de ensino, a visita instiga o debate com as crianças, pois exemplifica situações vivenciadas no cotidiano delas e, também, os cuidados com o meio ambiente e o consumo consciente. Em breve, vamos estudar sobre a bacia hidrográfica do Paraná e, assim, reforçar o assunto – tanto benefícios quanto perigos – já que a energia é produzida pela água. 

   LEITURA DO MUNDO 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA VOCÊ?
GABRIEL DOS SANTOS, 10 anos, 4º ano
   “Eu não tinha o hábito de ler até achar um livro que me interessasse. Agora estou lendo uma história sobre dragões. A leitura ajuda o cérebro e aumenta nosso vocabulário porque aprendemos palavras novas.”
MARIA THEREZA TAVARES, 10 anos, 4º ano
   Eu leio uma hora por dia todos os dias. Agora estou terminando o livro do Harry Porter. Também gosto muito de ler gibis. Acho que a leitura ajuda a melhorar na hora de escrever e falar. (MARIAN TRIGUEIROS – Reportagem Local, FOLHA CIDADANIA, terça-feira, 30 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares