sexta-feira, 26 de maio de 2017

APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS


   É consenso por parte dos educadores, de todas as disciplinas escolares, que um dos maiores desafios da atualidade é fazer com que o aluno encontre motivação e significado nos conteúdos abordados no colégio. Uma das possíveis soluções consiste em fazer com que o aluno deixe uma postura passiva e passe a desbravar soluções de problemas escolhidos segundo seus próprios interesses. Foi com isso em mente que o Colégio Sesi Internacional de Londrina, em clima de preparação para as eleições municipais, no 3º trimestre de 2016 se dedicou a fazer com que os educadores compreendessem a importância da política na vida deles. Não apenas a importância de escolher bem os candidatos em quem iriam votar, mas também o funcionamento do sistema político e o quanto pode ser difícil o processo de planejar, construir e gerenciar uma cidade que tem que enfrentar uma série de adversidades.
   A sequência didática, descrita a seguir, consistiu em um tema transversal a ser trabalhado em três disciplinas. Atualidades, Produção Textual e Ciências Aplicadas – as três lecionadas em Inglês, utilizando da concepção teórica da divisão de poderes, das atribuições das secretarias municipais, assim como dos princípios da eco sustentabilidade, para que, com isso, os alunos fossem capazes de, imitando uma prefeitura real, planejar, construir e gerenciar uma cidade eco sustentável utilizando o software Minecraft Education Edition. 
   A atividade teve início quando os alunos foram levados para a Câmara de Vereadores de Londrina, onde aprenderam sobre atribuições do Poder Legislativo. Em seguida, a classe foi dividida em equipes. Cada uma delas assumiu o papel de uma secretaria municipal, ficando responsável por tópicos como educação, transporte público, saúde e saneamento, entre outros, que foram trabalhados no ambiente virtual do Minecraft: Education Edition. 
   A escolha de trabalhar em um ambiente virtual surgiu devido às limitações que seriam impostas para a simulação de uma prefeitura, que tem de lidar com problemas de emergência, falta de falta de recursos disponíveis para a construção de elementos planejados, lentidão e falta de comunicação entre equipes. A vivência desses fatores ao longo da sequência didática foi evidenciada durante as avaliações mostrando como um jogo pode significar mais do que um aumento da motivação e engajamento dos alunos, mas também apontou problemas reais e, com isso, fez com que os alunos compreendessem o que é gestão pública desenvolvendo uma visão crítica mais consciente da realidade. 
   É a partir de metodologias de aprendizagem baseada em problemas que a escola reassume seu papel de ambiente de aprendizagem real à medida que os alunos se abrem para experiências concretas. Dessa forma, os jovens podem despertar para a curiosidade nas mais diversas áreas científicas. 
   Por conta desse e outros projetos aplicados no ano 2016, fui um dos dois professores brasileiros escolhidos pela Microsoft a participar do Evento E²[ Educator Exchange, ocorrido em Toronto, Canadá, de 21 a 23 de março de 2017. Lá pude ver o quanto é mundial a tendência de utilizar metodologias que transformem a sala de aula em um laboratório de interações humanas, sempre focados em um problema ou projeto, permitindo que os alunos assumam a função daqueles que buscam soluções de situações concretas e, assim, encontrem suas próprias vocações. 
   A tecnologia nesse contexto em um meio que permite auxiliá-los a resolver melhor esses dilemas: seja por meio de videoconferências com alunos de outros países, seja por meio de criação de blogs que promovam suas ideias para fora dos muros da escola, ou ainda por meio de plataformas de jogos digitais que os possibilite errar sem ter medo. A tecnologia educacional não veio para substituir os professores, mas para empoderar os alunos a fazer muito além daquilo que a escola lhes proporcionam, deixando o limite em suas mãos!. (RENATO AUGUSTO ZANDRINI, professor de Física, Estudos Tecnológicos e Atualidades para alunos do ensino médio no Colégio Sesi Internacional em Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, terça-feira, 9 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares