quarta-feira, 24 de maio de 2017

PROJETO REALIZA DESEJOS NAS ESCOLAS

Aulas de fotografia no Colégio Estadual Professora Maria Maria Aguiar, em Curitiba (PR), foram conseguidas através do projeto "Quero na Escola", apoiado por dois institutos e uma fundação

   Plataforma digital ‘Quero na Escola’ faz a ponte entre as necessidades dos alunos de escolas públicas e profissionais voluntários que podem realiza-las

   Ana Paula de Carvalho é uma estudante de escola pública. Aos 18 anos, como qualquer jovem, gosta de ver vídeos em canais da internet. Um deles, chamou atenção da garota. “O vídeo falava de um projeto que achei muito interessante. Entrei no site para ver e já me cadastrei.” O projeto do qual ela se refere é o portal “Quero na Escola”, uma plataforma digital lançada no final de 2015 que faz a ponte entre estudante profissional para viabilizar a necessidade dessas crianças e adolescentes. “Escrevi que queria aulas de fotografia, de programação de computação, ioga e a implantação de uma horta na escola.” Pois bem, pedido feito, pedido realizado. Pouco menos de um mês, profissionais da área foram ao Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira, em Curitiba. “Foi um bate-papo e demonstração prática. Muitos alunos se interessaram e foram atrás de mais informações.”
   Com o slogan “Aprenda o que quiser - A grade curricular da escola não pode atender a todos os seus interesses, mas o mundo pode”, o projeto “Quero na Escola surge de forma a dar visibilidade ao protagonismo estudantil. E isso acontece de forma muito simples: os alunos dizem, com todas as letras que querem, ao mesmo tempo em que profissional que pode doar seu tempo e conhecimento se manifesta. Vale tudo. Aulas de fotografia, palestras sobre sexo, escrita criativa, aulas de jiu-jitsu, oficinas de artesanato, grafite. Esses são apenas alguns exemplos da manifestação de estudantes de escolas de todo Brasil que já participaram. Atualmente, há pedidos de 19 Estados e, em sete, atividades já foram realizadas, totalmente gratuitas. A plataforma tem apoio do Instituto Unibanco, Instituto Natura e Fundação SM. 
   A coordenadora Cinthia Rodrigues, que idealizou o portal com as jornalistas Luciana Alvarez, Luiza PécoraTatiana Klix, explica que, depois de um mapeamento das necessidades dos estudantes e das escolas públicas, perceberam que, por um lado, as crianças e os jovens têm interesses de aprendizagem além das disciplinas do currículo escolar, as escolas, pelo excesso de demandas, não conseguem prestar esse atendimento. “Por outro lado, há pessoas que gostariam de colaboram com a educação pública de forma voluntária, mas não sabem como.” A plataforma para pedidos e cadastro está disponível no endereço queronaescola.com.br. Já as iniciativas realizadas podem ser acessadas pelo blog .queronaescola.com.br com notícias sobre as atividades realizadas. 
   “Participai do Social Good Brasil Lab, um laboratório de inovação social que promove cursos de imersão em que a partir de um problema social , os participantes se aprofundam nos temas e depois propõem soluções práticas. Para tanto, entrevistei professores para saber as necessidades reais de suas escolas”, lembra Cinthia. A partir de então, o ponto de partida para a sistematização foram entrevistas com estudantes para saber o que queriam. “Na escuta deles, uma jovem disse, entre outras coisas, que queria aprender escrita criativa. Neste ponto, éramos quatro jornalistas e pensamos: “Poxa, isso a gente pode ajudar”. Aí nos tocamos que a sociedade não sabe o que cada um deles quer e como pode ajudar.”
Aula de breaking na Escola Estadual Maria Soares, em Itapevi (SP); desejo manifestado pelos alunos e realizado graças ao projeto
   ESCOLA PÚBLICA

   Ela explica que o site está aberto a qualquer estudante de escola pública, sem entrar no mérito de porque esse pedido e não outro. Os anseios são nomeados por eles de maneira livre. “Basta pedir”, diz. Depois, os pedidos são compartilhados nas redes sociais para receber a inscrição de propostas de voluntários (com dia que pode e quantas aulas/ encontros/ atividades gostaria de fazer). “Só então entramos em contato com a escola e dizemos ‘seu aluno tal quer isso e você tem o voluntário tal que pode entregar”. Fazemos assim porque pesquisamos. As escolas são sobrecarregadas e não conseguem pôr alguém para lidar com novos projetos, ter trabalho de gerenciar etc. Somos principalmente este facilitador, apresentamos escola e sociedade, mas também somos a ferramenta que permite a multiplicação das pessoas que conheçam o pedido, já que cada escola tem uma “página” no site”, detalha. 
Grafite na Escola Municipal Esmeralda Duarte da Silva, Severínea (SP): alunos sintonizados com a arte urbana
   Os voluntários que se manifestam, por sua vez, se sentem reconectados com seus propósitos, diz a coordenadora. “Não fazem isso por assistencialismo, mas porque curtem muito o tema que o aluno pediu (feminismo, racismo, programação, horta). São causas para estas pessoas e elas não sabiam que podia haver um adolescente querendo falar daquilo. Ao clicar no “li e aceito” do nosso site, o voluntário concorda com a lei do voluntariado. Isso é importante para não criar vínculo e tira essa trâmite das costas da escola.”
   A grande diferença entre o resultado de um estudante de escola particular e pública, conforme ela, é o seu contexto sociocultural e não a qualidade da escola em si. “O aluno da escola particular tem mais acesso a cultura, férias, teatro e pessoas que conversam sobre tudo. Por isso, achamos importante aumentar o número de pessoas que se conectam aos estudantes das escolas públicas. Essa conexão começa pessoalmente, na visita a escola, e continua se quiserem.” A coordenadora ainda lembra do viés importante da plataforma ao cumprir a constituição. “Educação é um dever do Estado, da família e da sociedade. Porém no mundo atual, vizinhos e comunidades fazem pouco e nem sabem por onde começar. Também qualificamos o debate sobre escola pública.”
   Alunos de escolas públicas que queiram fazer pedidos e profissionais que queiram se cadastrar no projeto podem se inscrever no site: queronaescola.com.br (MARIAN TRIGUEIROS – Reportagem Local, FOLHA CIDADANIA, terça-feira, 16 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares