sexta-feira, 5 de maio de 2017

COZINHA E SABOR - UM PRATO À BRASILEIRA

   A feijoada é uma alternativa irresistível de cardápio para as temperaturas mais frias ou amenas

   O friozinho típico do outono costuma despertar o apetite para receitas mais suculentas. Entre as opções irresistíveis para o período de temperaturas mais amenas está a feijoada. Embora o prato nunca tenha perdido o merecido destaque na mesa dos brasileiros, neste período do ano acaba se tornando uma opção perfeita no cardápio. 
   Apesar de ser considerada uma especiaria tipicamente brasileira, vários historiadores têm contestado a versão de que o prato teria sido criado no País por escravos que aproveitavam sobras de comida da casa-grande. De acordo com pesquisadores, a receita remonta à era mediterrânica na época do Império Romano e seria fruto de uma adaptação do famoso cozido português. 
   Polêmicas á parte, a feijoada tem a brasilidade típica da culinária nacional, sobretudo na composição dos ingredientes básicos de sua receita, que inclui basicamente feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha, além de legumes, verduras e até frutas como acompanhamento. 
   Especialistas em culinária destacam que o primeiro passo para preparar uma boa feijoada é escolher o feijão preto adequado. Uma dica básica é escolher grãos que tenham tamanho médio e uma aparência brilhante. Recomenda-se também garantir que a receita tenha bastante caldo, colocando dois litros de água para cada quilo de feijão. Os demais ingredientes devem ser dessalgados na véspera por pelo menos 12 horas, trocando a água quatro vezes nesse período. 
   Na hora do cozimento, aconselha-se colocar as carnes mais duras na panela junto com o feijão cru. Carne-seca, rabo e orelha devem ser os primeiros a entrar no caldeirão. Dez minutos depois, é a vez do lombo e da costelinha. Linguiça e bacon entram por último, dez minutos depois. Uma maneira de evitar que a feijoada fique muito salgada é colocar três ou quatro batatas cruas descascadas durante o cozimento. Elas ajudam a absorver o excesso de sal. Quanto a feijoada estiver pronta, basta retirar as batatas da panela. 
   Um erro básico que deve ser evitado durante o preparo é a fritura das carnes antes de acrescentá-las ao feijão, hábito que costuma deixar a receita muito gordurosa e pesada. O ideal é apenas cozinhas as carnes junto com o feijão e acrescentar ao final os legumes, como cenoura, repolho e batata, que absorvem a gordura e ainda ajudam na digestão do prato. Já o aroma da receita pode ganhar um perfume adicional com a utilização de folhas de louro. 
   Para quem não quer ter o trabalho em casa, há bons restaurantes, em Londrina, a tradicional feijoada aos sábados. No Mercado Guanabara, a feijoada é um dos diferenciais do cardápio de outono e inverno. Este ano, o buffet começa a ser servido no dia 13 de maio, sempre aos sábados no almoço, e continua até o final de julho. “O diferencial é que servimos todos os ingredientes separados, além do torresminho e caldo de feijão. Isso agrada as pessoas que não comem todos os ingredientes”, explica Alexandre Guimarães, proprietário do restaurante. Para acompanhar a refeição, a sugestão que não pode faltar são as deliciosas caipirinhas.

   RECEITA

INGREDIENTES
   1 orelha de porco cortada em pedaços pequenos; 2 pés de porco cortado em pedaços pequenos; Meio quilo de carne-seca cortada em pedaços pequenos; Meio quilo de costelinha de porco cortada em pedaços pequenos; Meio quilo de feijão preto; 2 colheres de sopa de óleo; 1 cebola picada; 300 gramas de linguiça calabresa defumada cortada em rodelas grossas; 300 gramas de paio cortado em rodelas grossas; 400 gramas de lombo de porco cortados em cubos; 1 laranja média sem casca; 2 cubos de caldo de bacon; 2 litros de água fervente.

   MODO DE PREPARO
   Na véspera, em uma tigela, coloque a orelha e os pés de porco e cubra-os com água fria. Troque água 4 vezes durante esse período; Em outra tigela, coloque a carne-seca e a costelinha de porco e cubra-os com água fria para dessalgar; Troque a água 4 vezes; No dia seguinte, coloque o feijão em uma tigela, cobra com água e reserve por 1 hora. Escorra a orelha e o pé de porco e coloque-os em uma panela de pressão cobertos com água fria. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos, contados a partir do início d pressão. Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Escorra e reserve. Escorra a carne-seca e a costelinha e coloque-as na panela de pressão coberta com água fria. Tampe e cozinhe por 15 minutos contados a partir do início da pressão. Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Na mesma panela aqueça o óleo e doure a cebola. Junte a linguiça, o paio, o lombo, e refogue por mais 3 minutos. Junte o feijão escorrido, as carnes pré-cozidas reservadas e a laranja. Acrescente os cubos de caldo de bacon e água fervente. Tampe e cozinhe por 15 minutos, contados a partir do início da pressão. Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Retire a laranja e leve novamente ao fogo. Cozinhe em fogo brando, com a panela parcialmente tampada (sem a pressão ), por mais 30 minutos ou até engrossar o caldo e os ingredientes estarem cozidos. Passe para uma travessa e sirva em seguida. (MARCOS ROMAN – Reportagem Local, caderno FOLHA 2, página 3,
COZINHA & SABOR, UM PRATO Á BRASILEIRA, sexta-feira, 5 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares