quarta-feira, 17 de maio de 2017

APLICATIVOS PARA CONTRATAÇÃO FILTRAM CANDIDATOS A PARTIR DE JOGOS ON-LINE

Josival Nunes, 29, em seu trabalho na Natura; ele conseguiu o emprego após usar por quatro dias o aplicativo em sistema de pontuação

   Serviço exige que trabalhador ganhe pontos para ter acesso a mais vagas 

   Alguns meses após perder o emprego, Josival Nunes, 29, ouviu de colegas de faculdade que um joguinho para celular poderia ajudá-lo a encontrar um novo trabalho. 
   Baixou o aplicativo indicado, o Tape, e passou, por quatro dias, o tempo que teve no ônibus e no trem usando o serviço. Neles, respondia a questões sobre temas como personalidades, português e conhecimentos gerais e acompanhava dicas sobre o mercado de trabalho. 
   “A princípio, jogava mais pela graça, não achava que iria acontecer nada”, conta. 
   Poucos dias depois, foi chamado pela Natura, e acabou contratado como auxiliar de produção em abril. 
   Como a empresa já conhecia seu desempenho a partir do jogo, Nunes fez apenas uma entrevista antes de ser aprovado pela vaga. 
   A companhia começou a testar o app neste ano.
   Serviços como esse tentam substituir currículos e as dinâmicas de grupo por processos de seleção que buscam ser mais eficientes e menos desagradáveis. 
   “O currículo nunca resolveu o processo do recrutamento. Muitas pessoas não sabem escrever um que mostre suas habilidades”, diz a professora Anna Cherubina Sccofano, coordenadora de cursos de MBA na FGV. 
   Por outro lado, aplicativos permitem minimizar custos com a organização de testes e dinâmicas presenciais e facilitam a organização e análise de informações sobre candidatos, diz Scofano.
   Apesar da facilidade, porém, a especialista afirma que os serviços não substituem a entrevista no final da seleção. 
   O currículo conta menos ainda quando se vai contratar jovens, que ainda não tem experiência para mostrar, diz Rento Dias, sócio do Tape. 
   A start-up usa como alternativa um sistema de pontos, ganhos conforme o candidato responde a testes, e assiste a vídeos com conteúdo. 
   Dependendo da pontuação, ele passa a poder se candidatar a diferentes vagas. 
   Segundo Dias, o aplicativo está sendo testado por oito grandes empresas e, sem especificar números, “dezenas de milhares” de usuários. 
  O Taqe recebe das empresas que usam o serviço quando o candidato indicado pelo app é contratado (o valor do profissional varia dependendo do cargo e região).

   PAQUERA
   Outro app para contratações criado por start-up se inspirou no modelo de escolhas rápidas do serviço de paquera Tinder, com a meta de fechar vagas em até 24 horas. 
   No Empreguei, usuários se cadastram informando emprego que buscam, pretensão salarial, experiência e onde moram. A partir daí, recebem informações sobre vagas adequadas a seu perfil e dizem se têm interesse ou não. 
   Da mesma forma, as empresas veem um painel com o perfil dos candidatos que demonstram interesse e decidem se querem uma entrevista, explica Marcelo Furtado, fundador da companhia.
   O objetivo é evitar o recebimento de mais currículos e a realização de entrevistas além do necessário para preencher uma vaga. 
   As vagas mais comuns no Empreguei são de secretariado, recepcionista, garçom, cozinheiro e faxineiro. 
   O serviço lançado no início de 2016, vem sendo usado por 1.000 empresas e 19 mil candidatos, diz Furtado. 
   Atualmente ele é gratuito para todos, mas no futuro deve ser cobrada mensalidade das empresas que contratam por ali. O aplicativo funciona para o sistema Android. 

   DE OLHO NA VAGA
   Confira apps para encontrar oportunidades

   TAQE
   Candidatos ganham pontos e acesso a mais vagas ao responder a testes e assistir vídeos de conteúdo.

   EMPREGUEI
   Usando lógica do Tinder, mostra vagas para o candidato dizer se tem interesse ou não: caso ele e a empresa combinem, podem conversar on-line. 

   JOB SEARCH
   Do linkedin, oferece busca de vagas e sugestões baseadas em currículos.

   CATHO
   Permite buscar a inscrição nas vagas disponíveis no site da empresa, mas só para assinantes do serviço.


   INFOJOBS
Disponibiliza busca e inscrição em vagas; parte delas é oferecida apenas para assinantes. ( FONTE: FILIPE OLIVEIRA – DE SÃO PAULO, caderno mercado, página 19 FOCO, segunda-feira, 15 de maio de 2017, publicação do jornal FOLHA DE S.PAULO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares