quinta-feira, 11 de maio de 2017

POLINIZANDO A SOJA

O engenheiro agrônomo e pesquisador Décio Gazzoni, autor do livro "Soja e Abelhas", que pretende ser a linha base dos estudos sobre o assunto

   Projeto da Embrapa investiga possível relação entre produtividade da soja e a atuação das abelhas

   Entender a relação entre as abelhas e a soja e como esse insetos podem auxiliar no incremento da produtividade. Esses são objetivos de um projeto desenvolvido pela Embrapa Soja, de Londrina. A pesquisa é desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Teve início em 2016 e deve ser concluída em 2016 e deve ser concluída em três anos. Os estudos são desenvolvidos em Passo Fundo (RS), Dourados (MS), Sorriso (MT), Campo Novo de Parecis (MT) e Luiz Eduardo Magalhães (BA).
   “É preciso estudar o impacto da presença do inseto na lavoura de soja dentro da realidade brasileira e das variedades modernas que estão em uso. Vamos, por hipótese, supor que a quantidade de abelha aumente em 10% a produtividade. Se o produtor produz, por exemplo, 50 sacos por hectare, são cinco sacos que ele ganhou de graça. Às vezes, isso representa o lucro dele”, comenta o engenheiro agrônomo Décio Luiz Gazzoni, pesquisador em entomologia da Embrapa Soja e autor do livro “Soja e abelhas”.
   O livro lançado em inglês, em Berlim (Alemanha), durante a 9ª Conferência de Ministros de Agricultura do Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura (GFFA), reúne uma ampla revisão bibliográfica. A versão em Português foi lançada em Brasília, nas comemorações dos 44 anos da Embrapa. “A ideia do livro é ser uma linha base das informações sobre o assunto. Pretendemos ao final do projeto fazer uma publicação ampliada com os resultados das pesquisas”, afirma o autor. 
   O livro foi o primeiro resultado do projeto, que pretende confirmar uma série de hipóteses sobre o comportamento das abelhas e a relação com a cultura. No Brasil, há mais de 2 mil espécies de abelhas- domésticas que produzem mel e os pesquisadores querem entender quais as espécies que visitam as plantações. Também vão estudar a distribuição das populações, e como as diferenças regionais podem influenciar, a hora do dia e o tamanho dessas populações, as suas relações com a temperatura e a umidade. “São informações que não dispomos. Vamos começar um programa para analisar a relação genética delas”, diz o pesquisador. 

   ATRAÇÃO E FIDELIDADE

   A soja não é uma planta polimerífera por natureza, mas com o avanço da cultura de repente a planta começou a ser uma opção de néctar interessante. Hoje, o País está chegando aos 35 milhões de hectares de soja. Os pesquisadores também estão estudando os fatores envolvidos na atratividade e fidelidade das abelhas. Como a flor de soja é muito pequena, eles querem entender qual o peso da flor na atração do inseto. 
   Existem substâncias voláteis que a flor emite e que servem de orientação para a abelha. Queremos identificar essas voláteis e testá-las”, explica Gazzoni. Algumas plantas só produzem sementes com polinização como por exemplo o maracujá, maçã e morango. O milho, por sua vez, se beneficia do vento. 
   “Os estudos clássicos dizem que, no caso da soja, quando a flor abre a maioria delas já está polinizada, mas fica uma determinada porcentagem a ser polinizada. Então, precisamos descobrir isso, qual porcentagem, e se por acaso qual o maior número de abelhas tem maior número de óvulos fecundados e mais sementes, por consequência, e maior produção. O benefício seria que as abelhas polinizariam as flores que não foram autopolinizadas, ajudando na produtividade. Mas tudo isso ainda são hipóteses”, comenta o engenheiro agrônomo. 
   Há estudos, principalmente nos Estados Unidos, que n que quando a variedade é de baixa produtividade, a existência do inseto na lavoura não tem grande influência ; mas em condições de produção adequadas, com tendência de produtividade alta, então a presença ou ausência de abelhas faria diferença. 
   O estudo, pretende ainda, identificar os fatos que fidelizam as populações em determinada lavoura. Serão pesquisados a composição química e a concentração de açúcar do néctar, as variações dessas contrações nas diversas variedades e a influência das condições climáticas. 
   SERVIÇO

   O livro está à venda na livraria Embrapa (www.embrapa.br/livraria e o E-book está disponível gratuitamente no www.embrapa.br/en/soja/abelhas

   AGRICULTORES RECEBEM ORIENTAÇÃO SOBRE MANEJO
  A simbiose entre a soja e as abelhas é ameaçada pelo uso de agrotóxico, por isso, os pesquisadores da Embrapa Soja vêm orientando os agricultores sobre o manejo correto. “Se não for aplicado de acordo com as boas práticas do manejo pode contribuir para a mortalidade das abelhas”, adverte o engenheiro argônio Décio Luiz Gazzoni, pesquisador em entomologia da Embrapa Soja e autor do livro “Soja e Abelhas”. 
   A orientação tem sido para o agricultor evitar ao máximo a aplicação de inseticida no período de florescimento, de preferência não utilizá-lo. Mas quando for impossível evitar o uso, procurar produtos com menor impacto, utilizar na menor dose possível, não aplicar com vento acima de 2 ou 3km/hora. 
   Ainda, aplicar no fim da tarde ou à noite quando as abelhas não estão no campo e ter cuidado para evitar que o produto atinja as áreas de deriva (de mata ou capoeira). Os agricultores também são instruídos a fazer uso de controle biológico e de material resistente a pragas. “Estamos aprendendo algumas coisas do ano passado para cá, que já servem de recomendação”, afirma o pesquisador. 
   Uma das fases do projeto visa estudar os modelos de negócios que a interação entre abelhas e soja podem render. Segundo Gazzoni, inicialmente, enxerga-se duas oportunidades: primeiro, o produtor colocar caixas de abelhas para produção de mel para consumo da família ou venda. Mas como o período da floração da soja é pequeno, uns 30 dias, é preciso ter outras fontes para abastecer a colmeia. 
   E o segundo, seria uma parceria entre produtor de soja e apicultor. O apicultor poderia colocar caixas próximas da lavoura. Ele ganha com o mel, e o produtor, com a polinização da soja. “Estamos fazendo estudos para ver qual modelo de negócio é mais indicado. Mas essas são pesquisas mais demoradas”, comenta o pesquisador. (A.M.P.) (ALINE MACHADO PARODI – Reportagem Local, página 4, AGRONEGÓCIOS, FOLHA ECONOMIA & NEGÓCIOS, terça-feira, 9 de maio de 2017 publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares