quinta-feira, 5 de maio de 2016

SOBRE O ATO DE CUSPIR NOS OUTROS


   No momento em que os esquerdopatas adotam a cultura de cuspir nos outros, o jornalista Oswaldo Militão indaga, em sua coluna, se alguém leu ou escreveu sobre o que aconteceu àqueles soldados romanos que cuspiram no rosto de Jesus. 
   A literatura espírita refere-se com frequência à lei de causa e consequência, encontrável também em outros escritos – ou seja, o que se semeia se colhe. Idêntica resposta vale para os que pediram a sua condenação, aos que o açoitaram, humilharam e o conduziram ao martírio da cruz. Certamente que Jesus perdoou a todos, mas isto não invalida que eles tenham se embaraçado nas teias da expiação, que pode ser penosa ou branda, dependendo das circunstâncias dos males cometidos e do grau de arrependimento de cada um. Nunca um castigo divino, mas a misericórdia que permite a oportunidade do resgate. Sem dúvida que o delito maior foi dos sacerdotes judeus, que formavam no Sinédrio e induziram Pilatos – sabidamente um fraco – à dúvida e a não tomar uma enérgica decisão a favor do divino rabi – eis que tinha esse poder – assim como influenciaram a turba insana que bradou “crucifiquem-no” quando o preposto romano recorreu à opinião do povo ali concentrado. 
   Segundo os ensinamentos da doutrina, muitos dos personagens perversos daqueles dias podem estar ainda envoltos na denominada “roda de samsara”, a das sucessivas reencarnações. Porque dois mil anos passados não são muito tempo. O provável é que passaram ou ainda estão passando por angústia moral, que se traduz pelo inferno dos remorsos. Ou pode dar-se o caso de nem todos haver-se arrependido e ainda chafurdem no universos das sombras eventualmente importunando pessoas e mundos, em forma de governantes corrompidos tiranos, algozes e enganadores. Certo é que ninguém escapa do estigma da semeadura e da colheita. Quando se fala da justiça divina não se deve imaginar um Deus punidor, mas o cumprimento da lei das oportunidades, que é uma graça continuamente concedida quando o indivíduo busca regenerar-se.  Mas todo ser é livre, neste plano terreno e nas demais existências planetárias do vasto e imensurável cosmo, podendo decidir o que quer para si. Está escrito que lhe é outorgado inclusive o direito de não desejar viver a eternidade, mas ingressar na não existência, portanto sua extinção total e irrecuperável. ( WALMOR MACCARINI, jornalista em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 5 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares