sexta-feira, 6 de maio de 2016

COÇA, COÇA

 

Cães e gatos também podem sofrer com alergia. Conheça as causas mais comuns


   Não somos apenas nós que sofremos com alergias. Cães e gatos também podem apresentar coceiras e outros sintomas. De acordo com Luiz Lucarts, medico veterinário e dermatologista do Hospital Veterinário Pet Care, os fatores que podem causar alergia nos animais são picadas de pulga e carrapatos, alimentação e substâncias presentes no ambiente, como pólen e fungos. A alergia produzidas por produtos de limpeza, segundo o especialista, são menos comuns. 
   “Carne bovina, ovina, suína, peixes, aves, leite, ovos, entre outros , que contém elementos como proteínas, carboidratos, lipoproteínas e glicopoteínas são capazes de desencadear fortes reações alérgicas no animal”, explica Lucarts. 
   Entre os sinais de incômodo que o pet apresenta, além da coceira, estão os atos de lamber excessivamente as patas e se esfregar em objetos e até apresentar otite, que é a inflamação do ouvido. O veterinário diz também que o cão ou o gato também podem apresentar manchas vermelhas no corpo, embora seja mais raro. No caso de alergia a produtos de limpeza, o animal pode ter sensibilização apenas no local onde houve contato com a substância. Já problemas respiratórios podem ocorrer no caso de alergia a picadas de insetos como abelhas e marimbondos. 
   Quando o pet demonstra sinais de alergia a primeira providência é ter certeza de que o animal não está com problemas de pulga ou carrapato. Em seguida, não havendo melhora, é preciso mudar a alimentação. “Trocamos por outra marca de ração ou por comida caseira. Nesse caso é necessário que o cão como alimentos que nunca tenha tido contato antes, como peixe. Gradativamente podemos voltar como a alimentação anterior, até descobrir o que causa a alergia. O processo é demorado, podendo levar de dois a três meses”, detalha o veterinário. 
   Se o problema não foi resolvido, é necessário investigar causas ambientais e o veterinário pode fazer testes para ver o que está causando a alergia. Dependendo da causa, se não for possível excluí-la do ambiente, será necessário tomar medicamento o resto da vida. Outra alternativa é o uso de uma vacina, já feita no Brasil, e que deve ser aplicada periodicamente, conforme indicação do médico veterinário. 
   “Raças como “pug, maltês, poodle, golden retriever, buldogue francês e os terriers são mais suscetíveis à alergia, mas os cães sem raça definida também podem ter o problema, justamente porque a genética não é o único fator”, pontua Lucarts.
   Segundo o veterinário, a alergia a alimentos pode surgir em qualquer idade, inclusive ocorrendo a sensibilização aos poucos. Já no caso dos parasitas o mais comum é surgir após os seis anos de idade os fatores ambientais causam mais problemas nos animais entre 1 e 3 anos. ( ÉRIKA GONÇALVES – Reportaem Local. Fotos: Shutterstock, páginas 20 e 21, ESPAÇO PET, FOLHA DA SEXTA, sexta-feira, 6 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares