sábado, 28 de maio de 2016

EDIBAR EM TERRA PORTUGUESA

     
         O personagem beberrão,  machista e debochado já ganha admiração além-fronteira
       

   Cartunista Lucio Oliveira é convidado especial de Festival dedicado à arte da ilustração que começa amanhã em Beja

   O cartunista apucaranense Lucio Oliveira, idealizador do famoso personagem Edibar da Silva, publicado em primeira mão diariamente na Folha de Londrina desde 2012, desembarca em Portugal para participar da 12ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (FIBDB), que começa amanhã e segue até o dia 12 de junho na cidade lusitana pertencente à região do Alentejo. Oliveira é um dos convidados estrangeiros especiais para o evento e, além de ser homenageado, terá uma sala inteira dedicada às tirinhas do personagem. Apenas outros dois artistas – portugueses – terão mesmo destaque com seus respectivos trabalhos.
   Nesta edição, o Festival inaugura no Teatro Municipal Pax Julia, um núcleo principal onde se centrarão boa parte das exposições e da programação paralela. Durante o primeiro fim de semana o festival promoverá, também, várias apresentações de projetos, sessões de autógrafos, conversas, concertos desenhados, lançamento de livros, workshops e reunirá todos os autores representados nas 23 exposições patentes ao público. O visitantes poderão, ainda, conferir o Mercado do Livro ( a maior livraria do país durante este período) e uma zona comercial com várias tendas instaladas com a venda de action figures, arte original, jogos, pôsteres e ‘prints’.  
     O cartunista Lucio Oliveira será homenageado e terá ainda uma sala inteira dedicada às tirinhas do Edibar

   O cartunista conta que dentre seus leitores  e 
 fãs estão vários outros países, sobretudo de língua portuguesa, como os do continente africano. “Algumas vezes não entendem a piada, mas adoram o “jeitão” debochado do Edibar . Penso adaptar o personagem para histórias e jargões utilizados por lá.” Com o ingresso na rede social mais famosa, Edibar virou febre: já possui mais de 624 mil fãs em sua página oficial do Facebook. A página contabiliza uma média de 5 mil compartilhamentos a cada nova tirinha; algumas chegaram a ter mais de 20 mil compartilhamentos. “Esse cara tem um carisma que impressiona”, diz.
   No ano passado, o livro “Edibar” – As Tiras mais Engraçadas do Boêmio mais Escroto dos Botecos” foi lançado pela conceituada editora HOM. Com cerca de 300 tiras reunidas – produzidas entre os anos 2013 e 2014 e algumas inéditas – o personagem beberrão, machista e debochado, juntamente com a esposa Edmunda , a sogra Dona Ana Conda, o amigo Zé Manguaça, o cachorro Gole e Dr. Paulo Sarado ficaram eternizados nas páginas do livro. Além da obra, Edibar possui uma série de outros produtos como canecas e camisetas. O beberrão mais popular do Brasil também ilustram cerca de dez outros jornais impressos espalhados pelo país. (MARIAN TRIGUEIROS – Reportagem Local, caderno FOLHA 2, sexta-feira, 27 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares