segunda-feira, 23 de maio de 2016

É A CULTURA, ESTÚPIDO!


   Calma, não se ofenda. O título acima é só um trocadilho histórico. Em 1992, depois de vencer a Guerra do Golfo, o presidente republicano George Bush parecia imbatível na reeleição para a Casa Branca. Foi quando James Carville, assessor do então do candidato democrata Bill Clinton, criou o famoso slogan: “É a economia, estúpido!” Carville disse o óbvio: nenhum presidente será invencível com a economia em recessão. 
   A reconstrução do Brasil passa pela recuperação econômica. Sem empresas fortes, produção de riquezas e geração de empregos – em suma, sem capitalismo -, nenhum país sai do buraco. Mas não podemos cair na tentação do economicismo e achar que todos os problemas serão resolvidos se o PIB melhorar. O grande desafio que o Brasil precisa vencer, enquanto a economia tenta voltar a respirar, é a guerra cultural. 
   Se os golpistas do tapete vermelho – os que foram para Cannes e os que podem ir em cana – continuarem pautando o debate político e ideológico, estamos todos perdidos. Ganhando a guerra no plano das ideias e informações, o PT voltará, talvez com outro nome, mas ainda mais forte. 
   É por isso que os companheiros ficaram tão desesperados com o fim do Ministério da Cultura (agora lamentavelmente “ressuscitado”; era bom demais pra ser verdade) e as mudanças na Lula News, também conhecida como EBC. Burros eles não são: sabem que o cerne do poder esquerdista está no controle da cultura e das notícias. Ninguém estranhou o fato de que “artistas” e “intelectuais” estavam a exigir um ministério no governo que eles mesmo chamam de golpista?
   No Brasil, existem dois tipos de pedágios: o rodoviário e o ideológico. O primeiro é uma desgraça para o nosso bolso; o segundo é uma desgraça para a nossa inteligência. Raramente encontramos um membro de nossas classes falantes, os tais “formadores de opinião”, que não pague o seu pedagiozinho para a esquerda a todo instante, das teses de doutorado até inocentes comentários em redes sociais. Para ser respeitado nos meios acadêmicos e e convidados para eventos da esquerda chique, o cara tem sempre que mostrar um nojinho do Bolsonaro, ou fazer um afago nos “movimentos sociais”, dou dizer que Hillary Clinton é a nova Santa Teresa de Calcutá. 
   Um dos raros motivos de orgulho, como escritor e jornalista, é não ter nunca de pagar pedágio ideológico para a esquerda. Não vejo autoridade moral em ninguém que defenda a hecatombe petista, a cleptocracia, o estatismo, o abortismo, a ideologia de gênero, a liberação da maconha, a ditadura venezuelana, a ditadura cubana, o imposto sindical e o ódio entre as classes sociais. No meio político brasileiro são raros os líderes que deixam de pagar pedágio para essas causas nefastas.
   Se Michel Temer quiser escrever seu nome na história como um homem que deu um jeito no País, deve parar de pagar pedágio ideológico. Como sei que ele gosta de ler, deixo aqui uma dica: o livro “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota”, de Olavo de Carvalho. É a cultura, presidente! ( Coluna AVENIDA PARANÁ, página 5, FOLHA GERAL, espaço AVENIDA PARANÁ – por Paulo Briguet. Fale com o colunista: avnidaparana@folhadelondrina.com.br segunda-feira, 23 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares