segunda-feira, 16 de maio de 2016

MINISTÉRIO DA FALTA DE ENXADA


   1- Pedro, 6 anos, pediu à avó um bloco de papel e lápis de cor. “Quero escrever um livro”, disse. Apontou a própria testa para dizer que já estava com todo o conteúdo da obra na cabeça. Será um livro de versos e desenhos dedicados à mamãe. Isso é cultura – e sem burocracia.
  2- Sempre achei que o grande problema entre educação e cultura é o “e”. Portanto, aplaudo a decisão de reunir as áreas numa só pasta. Se o retorno à sigla MEC significar economia de recursos e cortes de cargos comissionados, ótimo! Não considero a Lei Rouanet uma lei ruim – renúncia fiscal é melhor do que pagamento de imposto sem destinação específica -, mas existem distorções sérias e elas devem ser corrigidas. 
   3- Arte, beleza e sabedoria não precisam de ministério. Governo não escreve livro, não pinta quadro, não compõe sinfonia. Muitas vezes o governo representa – mas faz um teatro de péssima qualidade. Há também os momentos em que os políticos sapateiam (vide as viúvas do PT). Porém, nada disso é cultura; no máximo, é baixo entretenimento. 
   4- Eu só defenderia a continuidade do MinC caso o ministro escolhido por Temer fosse o Olavo de Carvalho. Se separássemos um só livro do filósofo radicado na Virgínia – como “O Imbecil Coletivo” ou “O Jardim das Aflições” -, Olavo já teria feito pela cultura brasileira do que todos os ministros da pasta, de 1985 para cá. Olavo está na origem de todo o movimento que levará ao fim do PT. Além disso, ele é o grande responsável pela quebra da hegemonia cultural da esquerda. O que as pessoas do Brasil inteiro falam hoje, Olavo já estava falando há 20 anos – e praticamente sozinho. É como se diz: #olavotemrazão.
   5- Dr. José Hosken de Novaes foi candidato à Prefeitura de Londrina nos anos 60. Homem urbano e educadíssimo, dono de uma grande biblioteca e leitor da Divina Comédia, Hosken se viu obrigado a percorrer todos os rincões do município. Certo dia, ele e o prefeito Milton de Menezes – seu compadre – faziam campanha na zona rural quando a fome bateu, e um cacho de bananas era o único alimento disponível. Hosken comeu uma banana e ficou segurando a casca. Depois de alguns minutos de hesitação, Hosken perguntou ao amigo: “Milton, não tem um cesto de lixo para eu jogar esta casca, não?” O homem era tão educado que não concebia jogar uma casca de banana no chão de terra. Isso é cultura. 
   6- Por falar em prefeito, Alexandre Kireeff se emocionou na palestra de Arnaldo Jabor.na semana passada. Quando Alexandre foi anunciado para dar boas-vindas ao palestrante, alguém da plateia gritou: “Fica, Kireeff!” O Teatro Marista lotado respondeu em uníssono: “Fica! Fica! Fica!
7- Aos que estão tristes com o fim o MinC, Michel Temer poderia criar uma nova pasta: Ministério da Falta de Enxada. (FONTE: AVENIDA PARANÁ, página 5, FOLHA GERAL, espaço AVENIDA PARANÁ – por Paulo Briguet. Fale com o colunista:avenidaparana@folhadelondrina.com.br Foto: Shutterstock, segunda-feira,  16 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares