sábado, 21 de maio de 2016

SEGUIR EM FRENTE


   Uma lenda budista diz que num lago viviam um grande grupo de larvas muito felizes, exceto pelo fato de que de tempos em tempos uma larva decidia subir pela vegetação acima do nível da água para ver o que havia ali e de lá nunca mais voltava. Todos acreditavam que ela tinha sido morta e se entristeciam. Um dia uma larva sentiu uma irresistível vontade de subir pela vegetação, mas antes decidiu que seu futuro ia ser diferente e prometeu para si mesma que iria retornar. Quando subiu descobriu o agradável calor do sol e dormiu profundamente. Durante esse sono, uma transformação ocorreu e, quando por fim, despertou já não era uma larva, mas uma libélula. Seu destino era voar e conhecer todo um mundo novo. Então, as larvas não morriam, pensou, mas transformam-se. Quis contar às outras companheiras para não mais ficarem tristes e nem temerem, mas não tinha como entrar embaixo da água. Entretanto, entendeu que cada uma, no seu devido tempo, iria descobrir por si mesma o que agora ela sabia e, com isso, voou feliz e livre para a sua vida. Só existe vida quando nos transformamos, quando em cada momento, em cada fase, nos permitimos viver o que precisamos e nos transformamos no que podemos ser. Cada um a seu tempo, assimilando e digerindo as experiências necessárias. E toda vez que nos transformamos não há mais volta, não podemos jamais ser o que já fomos, mas só podemos seguir adiante. Um indivíduo que passa por um processo analítico acaba se transformando. A razão de uma análise não é para que a pessoa seja “normal”, seja lá o que isso for. O motivo de se fazer uma análise é criar recursos para se transformar naquilo que a gente tem de forma embrionária dentro de nós. A análise torna você você  mesmo! Parece pouco, mas alguém tornar-se quem pode vir a ser de fato é uma das maiores riquezas nessa vida. Esse tesouro não pode ser roubado nem tem como perder valor, pois pertence à dimensão do ser e não do ter. Essa transformação é uma experiência única, individual e intransferível, muito difícil de ser colocada em palavras e de ser entendida por aqueles que resistem às transformações e que as temem. Contudo, cada um, ao seu tempo, vai sentir uma vontade irresistível de se transformar e saberá que com isso só poderão seguir em frente. Sempre. ( SYLVIO DO AMARAL SCHREINER, psicoterapeuta em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, sábado, 21 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares