domingo, 1 de maio de 2016

SÃO JOSÉ DOS AUSENTES


   O frio chegou e graças a ele eu fiquei sabendo da existência de uma cidade chamada São José dos Ausentes. Trata-se de um pequeno município de 3 mil habitantes, situado na divisa entre os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, conhecido por apresentar algumas das temperaturas mais baixas do Brasil. 
   O nome dessa cidadezinha serrana – e por isso mais próxima do céu – une personagens que sempre aparecem aqui na Avenida Paraná: São José e aqueles que já partiram. Meu querido carpinteiro, pai adotivo de Jesus e patrono universal da Igreja, é o santo do silêncio, que não diz uma só palavra no Evangelho, mas se torna um personagem fundamental na história da salvação, graças à sua coragem e bondade. José é a imagem perfeita do homem justo, celebrado nos Salmos. 
   Graças a um convite recebi para dar uma palestra em Curitiba, senti-me bastante próximo a um amado ausente: meu pai. De quarta para quinta-feira, fiquei hospedado em um pequeno e acolhedor hotel do centro curitibano, que me fez lembrar o Hotel Piolin, no Largo Paissandu, que era sempre a nossa morada nas viagens em dupla a São Paulo. 
   O escritor Nilson Monteiro passou no hotel para me levar ao local da palestra; no caminho, resolveu parar numa lojinha para comprar umas balas de banana. Graças a essas balas, fabricadas em Morretes, pensei na minha querida tia Ruth, que nos servia de tais guloseimas, acompanhadas de Coca-Cola meio sem gás, quando os sobrinhos iam à sua casa em Mirandópolis. Ah, Tia Ruth, como eram deliciosas aquelas balinhas de banana e aquela Coca-Cola que parecia Pepsi!
   Naquela mesma noite, enquanto eu falava sobre minha trajetória política, outra ex-esquerdista fazia uma emocionante confissão no Congresso Nacional: Sara Winter descreveu aos parlamentares a dor que sente por ter concordado em fazer o aborto de seu primeiro filho. Graças às palavras pungentes de Sara, hoje mãe do Valentinho, pensei no filho que eu também não permiti nascer, e que hoje teria 23 anos. Estaria, talvez, terminando a faculdade. Qual seria o seu nome? Não sei. Ele também é um ausente. 
   Agora, graças a um trabalho de pesquisa de cientistas americanos, descobrimos que o momento da concepção humana, quando o espermatozoide fecunda o óvulo, é acompanhado pela emissão de raios de luz – minúsculos fogos de artifício que celebram a nova vida. O aborto é a interrupção deste delicado milagre. 
   Enfim, graças ao meu amigo e irmão Ranulfo Pedreiro e suas andanças de bicicleta pela zona rural de Londrina, fiquei sabendo de uma capelinha abandonada. Quantos ausentes ali rezaram, meditaram, comungaram? Não sei, me fez lembrar outra igreja, devastada por um incêndio, na cidade de Mariana, que contemplei há 16 anos e mudou a história da minha vida. Ranulfo estava ao meu lado nesse diaE continuamos na estrada, meu amigo. (FONTE: Coluna AVENIDA PARANÁ- por Paulo Briguet, página 3, caderno FOLHA CIDADES. Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondina.com.br, sábado, 30 de abril de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares