domingo, 15 de maio de 2016

BRINCADEIRA COM A DEMOCRACIA


   Já te disse: perdoem eu não lembrar a fonte – que a “democracia pode não ser um céu, mas ajuda a não se viver no inferno”. O Brasil é um país independente desde 1822. Lá se vão quase duzentos anos. Pouco tempo em relação aos países europeus, muito tempo em relação aos países africanos. Mas somos uma Nação que quer ser democrática há muito pouco tempo. Foi nossa Constituição de 1988 que disse aos brasileiros: “vai ser democrático na vida”! Fruto de pressões de poucos – que financiavam a campanha de muitos – para que essa democracia não diminuísse demais os privilégios, o texto acabou sendo um tanto desigual e às vezes mesmo um tanto confuso, exigindo regulamentações que ainda não foram feitas ou que são modificadas para além do razoável. Mas o principal se manteve: a proposta de um pacto social pela equidade. Esse é o grande apelo da democracia: fazer de um lugar onde pessoas vivam juntas, um lugar melhor para todos viverem. 
   Percebam: não um lugar “igual” para todos viverem , mas um lugar no qual ninguém precise viver abaixo da possibilidade de viver melhor! Esse lugar precisa garantir ambiente adequado – nada de esgoto aberto, rio poluído, lixão olhando pro céu; uma escola que funcione – não estatísticas, não prédios inacabados, não livros encaixotados, não merenda surrupiada ou estragada, mas aprendizado, preparação para melhorar de vida para todos que querem se esforçar para melhorar de vida; uma saúde que previna e que combata doenças; uma segurança que proteja (e não que mate!). 
   Simples assim! Difícil pra burro! (esse texto é propositadamente cheio de exclamações!). Tanto que levou 166 anos – do grito do Ipiranga ao grito do doutor Ulysses – para essa intenção se tornar uma promessa real, uma Constituição “cidadã”. 
   Pois bem: brincar com a democracia é qualquer coisa que ponha em risco esse contrato social. Brincar com a democracia é colocar outros interesses antes desses. Nada contra “outros” interesses. O problema é a ordem de prioridade! Democracia é fazer cumprir o acordo proposto de fazer desse país um lugar melhor para os brasileiros viverem, sem desculpas para a fome, para morte por doença evitável, sem conversa fiada para o assassinato de inocentes pela bala perdida, pela falta de auxílio para o ônibus e para a merenda e para os livros e para o uniforme de quem quer estudar; para a vacina, para a maca, para o aparelho que salva vidas, para a polícia que protege e pacifica, para o engenheiro e arquiteto que ergue casas para todos, para, enfim...
   Como temos sido tolos por achar que a democracia são as Dilmas e os Temer, os Cunhas, os Renans, os Maranhão , evoé, loucos à vista. A democracia somos nós que devemos querer. Mas queremos? Queremos mesmo um país melhor para todos os brasileiros? Mesmo para aqueles que não têm o seu “pique” para trabalhar, ou sua saúde para malhar às cinco da manhã? Ou a sua memória prodigiosa, ou o seu espírito empreendedor mas que, mesmo assim, quer estudar, quer ter um médico para aliviar a dor que tem...
   Será que não somos nós que queremos a vista plácida da casa grande, dos grandes sobrados, o que não é nada reprovável, contanto que nesse horizonte não precisemos deparar, sempre, com as senzalas e os mocambos? 
   A democracia é, necessariamente, um projeto para todos. A falta de democracia, a quebra de pacto fundamental, deixa o cada um por si. E aí não haverá vencedores, não tenhamos nenhuma ilusão. Só vítimas. Até não caber mais. (FONTE: DANIEL MEDEIROS, doutor em Educação Histórica pela UFPR e professor de História do curso Positivo em Curitiba, página 2, ESPAÇO ABERTO, domingo, 15 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares