domingo, 15 de maio de 2016

MULHER NÃO TEM NADA A PERDER




   Um dos motivos evocados nas redes sociais para o afastamento da presidente Dilma Rousseff é o fato dela ser mulher. Quer dizer que se fosse um homem que desse pedaladas fiscais no valor de bilhões de reais, disfarçasse a operação nas contas do governo por meses a fio e saldasse a dívida com juros muitos meses depois do prazo – como quem usa um cheque especial pago pela população – o sujeito também seria afastado por ser “homem” ou ninguém sequer se lembraria do seu gênero?
   Não, pessoal, o proselitismo tem limites mesmo quando a intenção é valorizar ou desvalorizar alguém. Ligar o fracasso de Dilma ao fato de ser mulher é a mesma coisa que valorizar os trunfos dos homens por serem...homens. Uma lição a ser aprendida é que mentiras repetidas se transformam em verdades e isso não é bom para ninguém. Para ser sincera, não invoco muito a diferença entre os sexos por considerá-la, simplesmente, sexista. Esse paradoxo dá a medida de uma discriminação às avessas em vez de promover a igualdade. Reconheço as lutas femininas sobretudo contra a violência – que é grande – os baixos salários, a incompreensão social e muitas vezes institucional nas fases de gravidez e parto. As mulheres nunca foram valorizadas o suficiente por colocarem filhos no mundo, mesmo sendo as principais responsáveis por sua educação. A sociedade não considera isso um mérito apesar das flores no Dia da Mulher, nem tampouco uma responsabilidade dobrada tendo em vista o peso do duplo papel entre a maternidade e o mercado de trabalho. Repetir tudo isso parece dispensável, mas se não repito amanhã não faltará quem me aponte classificando-me segundo minha “baixa compreensão” das dificuldades enfrentadas pelas mulheres. 
   O fato é que apesar do reconhecimento de que ainda existem barreiras a serem superadas, pessoalmente nunca me coloquei no mundo como alguém perseguida por ser mulher, nem culpei meus fracassos por ser do sexo feminino. Acho que isso não melhora a imagem que tenho de mim mesma, nem a imagem que as pessoas formarão a meu respeito a partir de reclamações que podem esconder outros defeitos, como o julgamento das situações apelando para um motivo que pode angariar simpatias segundo visão de quem enxerga o mundo de modo sempre fragmentado, mas sem chances de resolver de fato as diferenças. 
   Que me desculpem as radicais, mas tenho prazer em ser mulher e agir como mulher, seja isso uma condição natural ou criada a partir de padrões culturais, como vaticinou Simone de Beauvoir. De minha parte, sempre tendi a um modo feminino de lidar com as coisas sem fazer beicinhos porque “sou menina”, sem pretender regalias porque uso saias, sem me fazer de vítima porque sou mulher. Nos enfrentamentos procuro agir de igual para igual. O que isso significa? Significa ir à luta sem ceder a uma condição de desigualdade, mantendo minhas opiniões em ambientes masculinos ou femininos, sem também imitar os homens no que eles têm de pior: a competitividade excessiva, o discurso às vezes grosseiro, a atitudes de galos de briga, os xingamentos para se impor. Se for para entrar numa disputa acho que não preciso dar murros na mesa, mas desmontar o adversário com argumentos, que é o que fazem homens e mulheres quanto têm razão. 
   Da mesma forma, acho que Dilma Rousseff deveria ser avaliada por seus erros e acertos como gestora, não por ser mulher. Isso ao contrário do que pensam, seria obedecer a um princípio de igualdade real em vez de criar uma ficção que pode não se sustentar à luz da revisão das contas. A manipulação de ideias e ideais pode angariar simpatias num contexto emocional, mas pode não servir à razão. O que menos precisamos como mulheres é de vitimização. De minha parte, sempre preferi ir à luta e encarar os fatos sem forçar versões. (FONTE: celiamusilli@gmail.com página 4, caderno FOLHA 2, espaço CÉLIA MUSILLI, foto Marco Jacobsen, domingo, 15 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares