quinta-feira, 5 de maio de 2016

BOM DIA PARA RENASCER



   Confesso: sou um rato de biblioteca. Desde que cheguei a Londrina, em 1989, nunca passei mais do que alguns dias sem ir à Biblioteca Pública Municipal. Graças aos livros e autores ali encontrados, acumulei uma dívida moral que jamais conseguirei pagar. E serei eternamente grato por isso. 
   Por sinal, gosto de todo o chamado “quarteirão histórico” de Londrina, onde ficam a Biblioteca, a Agência de Correios, a antiga sede da AML (hoje Sesi), o centro de Saúde, o antigo Grêmio (hoje igreja evangélica) e a sede da Secretaria Municipal de Cultura (antiga Casa da Criança). Tudo ali, pertinho da FOLHA,  do Memorial dos Pioneiros, do Bosque Marechal Rondon, da Concha Acústica, do Centro Comercial, do Edifício Júlio Fuganti e da Catedral. É um lugar mágico de nossa cidade. O coração de Londrina bate naquele chão. 
   Tempos atrás, sempre que passava na frente da Secretaria de Cultura, sentia um aperto no coração. E pensava naquele verso de Drummond: “Itabira é apenas um retrato na parede – mas como dói!” Era doloroso ver a antiga Casa da Criança vazia e aparentemente abandonada. Mas há alguns meses, vencidos os entraves burocráticos, as obras no local foram retomadas, e o prédio projetado por VillaNova Artigas recuperou as suas características originais.
   Nesta semana visitei o prédio recuperado, onde fui recebido pela secretária de Cultura, professora Solange Batigliana. Foi um momento tão emocionante que até eu me lembrei do samba de Adoniran: “Venha ver, venha ver, Eugênia/ Como foi ficou bonito o Viaduto Santa Efigênia”.
   Ficou linda a Casa da Criança! E penso que a reforma na sede da Secretaria poderia ser modelo para as necessárias transformações na nossa querida Biblioteca Municipal. Como bem disse a professora Solange, a Biblioteca não pode continuar sendo a mesma de 30 anos atrás. Respeito à memória não deve ser confundido com saudosismo intelectual. A questão vai muito além do horário de abertura e fechamento da biblioteca: trata-se de atender às necessidades dos novos tempos e ao perfil dos novos leitores e usuários. 
   “Bom dia para nascer” é o título de um livro de Otto Lara Resende. Chegou a hora de renascer: o exemplo da Casa da Criança pode ser utilizado para que a comunidade londrinense abrace a Biblioteca Pública Municipal.
   Um caminho interessante seria fazer parceria com a iniciativa privada; um grande empresa ou entidade local poderia “adotar” a Biblioteca, fazendo uma ampla revitalização do espaço. Da mesma maneira, as universidades locais poderiam ajudar nesse trabalho, sempre contando com a experiência e a dedicação dos funcionários da BPM, a quem sou imensamente grato por estes 27 anos de amizade. 
   Agora, só não me chamem para reuniões do Conselho de Cultura. Nesse ponto, eu me defino pelo título do livro que estou lendo: “O coração é um caçador solitário”. Emprestado da Biblioteca, é claro. (FONTE: coluna “ AVENIDA PARANÁ – por Paulo Briguet. Fale com o colunista:avenidaparana@folhadelondrina.com.br página 3, caderno FOLHA CIDADES, quinta-feira. 5 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares