quarta-feira, 4 de maio de 2016

O DOM DO ALIMENTO


   Adoro ir na Vega (mercadão) coma minha filha comprar as nossas verduras e frutas e almoçar. É um ritual gostoso de cada quinta-feira que, fora isto, me dispensa de cozinhar e lavar louça. Não só gosto porque é barato, a qualidade excelente e a comida fresca e deliciosa, mas porque me encontro com toda essa gente trabalhadora e esforçada, sempre de bom humor, que é o melhor retrato dos chilenos. 
   Gosto especialmente quando chegamos ao nosso restaurante favorito (um dos mais populares, que só serve comida típica chilena) com as suas mesas manchadas e meio escorregadias, seus talheres meio tortos e suas cadeiras avulsas e pouco confortáveis, e nos vemos rodeados por outros clientes – velhos ou novos, turistas, garis e trabalhadores do próprio mercadão – e pelos deliciosos e tentadores aromas que escapam da cozinha. 
   Todos falam e riem, fazem piadas, se cumprimentam, correm daqui para lá carregando pratos de cazuela, estofado, peixe frito, feijão com macarrão, pão, pebre (molho feito de tomate, cebola, coentro e pimenta) refrigerante... É um clima barulhento e feliz, atarefado, humilde, porém limpo e acolhedor, e adoro ver essas pessoas comendo, porque o fazem com vontade, com prazer, sem frescuras. Enchem a boca e mastigam com satisfação, com gratidão, sentindo que a sua fome – quem sabe de muito mais que de comida – vai sendo saciada, colherada a colherada. O corpo e a alma se aquecem, acordam, agradecem. O prato, mais do que generoso, parece envolvê-los com seus aromas pátrios e fumegantes, com o carinho e experiência de quem os cozinhou. 
   Eu olho para essa gente e sinto o sagrado desse ritual, mesmo que eles não percebam, é o dom do alimento toma conta de mim com todos seus significados. Todos comemos juntos, numa mesma mesa, feito uma imensa família, e cada bocado nos aproxima mais, nos iguala, alimenta os nossos sonhos, a nossa fé, a nossa coragem. ( PAZ ALDUNATE, professora, escritora e artista plástica em Santiago (Chile), página 3, caderno FOLHA 2, quarta-feira, 4 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares