terça-feira, 17 de maio de 2016

QUANDO O APRENDIZADO VALE MAIS QUE O SALÁRIO

  "Quero aprender, buscar novos conhecimentos, saber como funciona, participar das rotinas. O dinheiro não está em jogo agora", conta Ana Paula Armando

   Pesquisa aponta que opção pelo conhecimento tem sido priorizada por estagiários

   No mercado de trabalho, a expressão “o dinheiro fala mais alto” é quase uma unanimidade. Na maioria das vezes, a oferta salarial é o que vale na hora de encarar um novo desafio. Mas pelo menos entre os estagiários, essa realidade tem mudado nos últimos anos. Claro que a maioria, até por uma questão de necessidade, tenta conciliar aprendizado e remuneração, mas quando isso não é possível a opção pelo conhecimento tem ganhado valor entre os estudantes.
 
Ao menos é o que aponta uma pesquisa realizada pela Companhia de Estágios de São Paulo, agência responsável pelo processo seletivo dos programas de estágio em grandes empresas no País. O levantamento revelou que, especialmente entre os jovens que têm pouca ou nenhuma experiência, conseguir uma boa colocação vai muito além de ganhar um bom salário; é preciso conseguir uma vaga que garanta aprendizado profissional. De acordo com a pesquisa que ouviu mais de 1,7 mil entrevistados em todas as regiões do País, 62,8% dos candidatos a vagas de estágio têm como maior expectativa o aprendizado profissional. 
   É o caso de Ana Paula Durante Armando, de 28 anos, Estudante do quinto e último do curso de Psicologia , na Unopar, em Londrina, elea recebe uma ajuda de custo pelo  estágio em uma clínica de Psicologia. Mas isso está em segundo plano na sua ordem de valores. O maior ganho, a essa altura, segundo a própria estudante, é a bagagem que está adquirindo. “Não é um estágio obrigatório. Escolhi fazer porque quero aprender, buscar novos conhecimentos, saber como funciona, participar das rotinas. O dinheiro não está em jogo agora”, conta. 
   Prestes a se formar, Ana Paula já decidiu que quer trabalhar na área clínica, atendendo pacientes. E por isso acredita que está no lugar certo para encarar o mercado de trabalho com mais segurança a partir do ano que vem. “Acho que essa (atitude) pode fazer toda a diferença no futuro. A partir do momento que entrei na clínica, conheci novos profissionais, fiz contatos no meio em que quero trabalhar, pude enxergar coisas na prática. Isso me fez crescer muito e me faz olhar a psicologia clinica de uma forma diferente. Vou me formar e não vou chegar numa clínica sem saber nada. Me faz mais preparada e segura”, destaca a estagiária.
   Analista em Recursos Humanos da Companhia de Estágios, Greta Munhoz diz que os dados refletem uma mudança de comportamento dos estagiários nos últimos anos. “Anteriormente, a gente percebia que eles buscavam o estágio como uma oportunidade de emprego da vida, e nesse quesito o salário era o ponto-chave para fazer a decisão. Nesse momento a gente percebe que o salário deixa de ser um ponto essencial da busca, e o entendimento do jovem está mais amplo. Ele entende que, mais que buscar um emprego, [o estágio] é a oportunidade de ampliar o conhecimento, treinar a capacidade e pôr na prática o que aprende na faculdade”, analisa. “É bem a questão de compreender que o estágio é uma porta de entrada para o mercado de trabalho para esses jovens. Para a maioria deles, seria a porta de entrada para um primeiro conhecimento do que eles aprendem na teoria", acrescenta a analista. 
   Ela diz que até as empresas compreendem melhor hoje a maneira como o estudante enxerga a oportunidade de realizar o treinamento, o que reforça a ideia do estagiário. “Em contrapartida, as empresas têm compreendido melhor que o estágio é um período em que ele [ estagiário] precisa experimentar, então pode ter um desconto, pode errar, ser tutoriado, e isso dá um ganho, deixa eles mais bem preparados.”
   Para esses jovens, a realização profissional está muito mais ligada a fazer algo relevante e inovador do que simplesmente trabalhar e receber um bom salário. A maioria deles afirmou que não mudaria de área mesmo se tivesse recursos suficientes, e 34,9% dos entrevistados topariam até mesmo ganhar menos, se o aprendizado fosse intenso e constante. “No futuro, a pessoa que fez essa escolha pode sair na frente”, reforça a analista do RH. 
   “Com o aprendizado, tenho uma perspectiva de futuro, e qe pode ser alcançada. Posso me formar e continuar trabalhando na clínica. O dinheiro a gente pode pensar como consequência. Depois de formada, se eu fizer um bom trabalho, vou ganhar dinheiro”, diz Ana Paula. 
   O que acontece com Ana Paula, por exemplo, que escolheu o estágio com o intuito de ganhar afinidade com a área da psicologia em que pretende atuar, a analista de RH explica que pode ser uma visão de futuro importante para os estudantes. “Entendendo a oportunidade, o estagiária visa já focar nas áreas em que acha que tem interesse ou inclinação. Vai buscar formas de entrar em empresas que combinem com seus valores. O pensar no futuro é muito presente”, aponta Greta. Por outro lado, de acordo com a pesquisa um universo de apenas 3,2% deles aponta a remuneração e o ganho de recursos para manutenção do curso/ faculdade como principal objetivo no programa de estágio. ( RAFAEL SOUZA – Reportagem Local, FOLHA EMPREGOS & CONCURSOS, segunda-feira, 16 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares