quinta-feira, 26 de maio de 2016

UM VIRA-LATA AO SOL


   Diz a lenda que Alexandre Magno foi levado à presença de Diógenes de Sinope, o filósofo que viva nas ruas de Atenas e dormia dentro de um barril. O rei conquistador teria dito com altivez: 
   - Pede-me o que quiseres.
   Como a sombra de Alexandre havia interrompido o seu banho de sol, Diógenes apenas fez um gesto de impaciência e respondeu:
   - Não me tires o que não me podes dar!
   Conta-se ainda que os oficiais caçoaram do filósofo mendigo na presença de Alexandre, mas o rei os calou dizendo: 
   - Se eu não fosse Alexandre , queria ser Diógenes. 
   Lembrei-me dessa história quando vi meu cachorrinho Cisco tomando seu banho de sol na sala, indiferente aos acontecimentos políticos do país. Como se vê pela foto que ilustra a coluna de hoje, Cisco não tem nenhum Alexandre Magno por perto para lhe fazer sombra. Às vezes eu gostaria de ser tão alienado e feliz como um vira-lata.
   Em Atenas, Diógenes era conhecido como O Cão, até porque estava sempre rodeado de cachorros. Daí nasceu o nome de sua escola filosófica, o cinismo ( que deriva de kynós = cão). Hoje em dia a palavra “cinismo” tem outro sentido, bastante pejorativo. Mas, considerando que Diógenes era avesso a qualquer forma de poder, é impróprio chamar de cínicos esses caras que destruíram o nosso país. Eles são só bandidos. 
   Deixei meu cãozinho tomando sol e fui até a esquina comprar um litro de leite. Ali encontro o Padre Aristides. Ele me perguntou como andava o Cisco. Em seguida emendou:
   - E a trave, Paulo?
   Você se sente um católico um pouquinho melhor quando começa a entender as piadas dos padres. Essa eu entendi: Padre Aristides se referia à passagem em que Jesus diz: “ Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás ver com clareza para tirar o cisco do olho do teu irmão” ( Mt 7,5).
   Um cristão deve sempre retornar a essa mensagem. Seremos julgados pelos mesmos critérios que utilizamos para julgar os outros. Ao mesmo tempo em que temos a obrigação de combater o mal em todas as suas formas, é indispensável fazer, todos os dias, um rigoroso exame de consciência para reconhecer e eliminar o mal que existe dentro de nós. Do contrário, estaremos sendo hipócritas. 
   Até os 30 anos de idade, quando militava na esquerda, eu adorava apontar os ciscos nos olhos dos outros, enquanto a trave da mentira continuava ferindo e cegando os meus próprios olhos. Ainda sou um homem imperfeito e cheio de falhas, um pecador miserável; tenho muitos ciscos em meus olhos, mas eliminei a trave. E por isso não quero deixar que as traves dos antigos erros continuem a ferir e cegar as pessoas. 
   Uma das coisas que precisamos resgatar no Brasil é o óbvio. Urge voltar àquelas verdades que saltam aos olhos, mas durante treze anos tornaram-se proibidas nos círculos oficiais. São verdades evidentes como a luz do sol, e que agora começam a ser ditas, para desespero dos mentirosos. Quando finalmente essas verdades triunfarem em nossa vida pública, eu quero me tornar um ser tão alienado feliz quanto Cisco. ( Coluna AVENIDA PARANÁ, página 3, caderno FOLHA CIDADES, espaço AVENIDA PARANÁ – por Paulo Briguet. Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrina.com.br quinta-feira, 26 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares