quarta-feira, 18 de maio de 2016

HOSPITAL TÊM MENOS VAGAS PARA O SUS


   O Sistema Único de Saúde (SUS) perdeu 23 mil leitos hospitalares em cinco anos. A diminuição no serviço atingiu 19 estados e o Paraná foi o quinto com maior queda. Eram 21.027 vagas em 2010, caindo para 18.907 em 2015, totalizando uma perda de 2.120 leitos nos hospitais paranaenses. Os números fazem parte de um estudo feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com base no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, (CNES), que por sua vez utiliza dados do Ministério da Saúde. Quando se analisa os números gerais do Brasil, é possível ter uma dimensão do problema pois o País perde por dia, 13 leitos do SUS. Em dezembro de 2010, eram 335.482 leitos. Já em dezembro de 2015, esse número diminuiu para 311.917 (-7,5%). O Rio de Janeiro foi o estado que mais perdeu vagas (-7,052). Mas o levantamento apontou que não está ruim para todos, pois oito estados tiveram aumento, entre eles, nossos dois vizinhos da Região Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As áreas mais atingidas foram obstetrícia, psiquiatria, pediatria cirúrgica e cirurgia geral. Por outro lado, os leitos de suporte de observação e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aumentaram. Assim como cresceram as vagas ofertadas pela rede privada. É sempre preocupante a notícia do fechamento de vagas hospitalares para o SUS. Principalmente porque, apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) não estabelecer taxas ideias de leitos por habitantes, outros países com sistemas universais de saúde estão melhor colocados que o Brasil, lembra o Conselho Federal de Medicina. Um relatório da OMS de 2014, mostra que o Brasil possuía 2,3 leitos hospitalares (públicos e privados) para cada grupo de mil habitantes no período de 2006 a 2012. A taxa é equivalente à média das Américas, mas inferior à média mundial (2,7). A Argentina tem 4,7, a Espanha 3,1 e a França 6,4. É preciso fazer uma reflexão sobre o que significam essas estatísticas. Apesar de o Ministério da Saúde argumentar que há uma tendência mundial de diminuição na oferta de leitos hospitalares por conta do avanço da medicina preventiva, o número de vagas acaba sendo uma relação com a disponibilidade dos serviços oferecidos. Lembrando ainda que a população cresceu e a crise financeira que atinge o Brasil está fazendo muitas famílias abandonarem os planos de saúde particulares e passarem a usar o SUS. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, quarta-feira, 18 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares