segunda-feira, 30 de maio de 2016

CONSCIOEDNTIZAR PARA ADOTAR


   A conscientização dos candidatos a pais adotivos está mudando o perfil da adoção no Brasil. Há alguns anos, a maioria das pessoas que preenchiam o Cadastro de Pretendentes para Adoção fazia questão de bebês de pele clara. Nos últimos anos, porém, essa exigência vem sendo deixada de lado. Dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), da Corregedoria Nacional de Justiça, apontam que o número de aspirantes a pais que só aceitam crianças brancas caiu de 38,73% em 2010 para 22,56% neste ano. Já o número de candidatos que aceitam crianças negras subiu de 30,59% para 46,7% e os que aceitam crianças pardas cresceu de 58,58% para 75,03% no mesmo período. No Paraná essa tendência de mudança é forte, pois de acordo com dados do CNA, é o terceiro estado brasileiro onde mais foram adotados negros e pardos entre 2008 e 2016, com um total de 307 adoções. O Paraná só fica atrás de São Paulo, com 413 crianças negras e pardas adotadas no período, e Pernambuco com 333.
   Essa conscientização dos candidatos a pais adotivos não é por acaso. Há muitas entidades trabalhando por essa mudança de padrão. Elas estão ligadas à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção.  São pessoas que se empenharam durante 20 anos em estimular a adoção inter-racial, um trabalho de inclusão muito importante. Mas agora, o desafio é outro: incentivar a adoção de grupos de irmãos e de crianças com problemas de saúde.
   A divergência entre a realidade dos abrigos e o perfil do filho desejado é o motivo pelo qual a fila de adoção é extensa e nunca chega ao fim. Nos abrigos de Londrina existem atualmente 87 crianças e adolescentes à espera de uma família e 200 casais habilitados. A maioria dos abrigados tem mais de cinco anos ou são grupos de irmãos. 
   Seria muito importante que os casais habilitados para adoção e que estão na fila de espera pelo filho tão desejado e querido entendessem que, assim como acontece com o filho biológico, a criança não é escolhida. Basta ver os relatos de felicidade de quem aceitou a adoção independente da idade ou da cor da pele da criança. É muito preocupante perceber que grande parte dos órfãos nunca será adotada e passará uma parte tão importante da vida dentro de um abrigo. E ao completar 18 anos, quando o Estado diz que eles viraram adultos, acontece o enfrentamento de uma nova realidade. Seria um segundo abandono? ( FOLHA OPINIÃO folhaopiniao@folhadelondrina.com.br segunda-feira, 30 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares