terça-feira, 24 de maio de 2016

MAIS UM ESCÂNDALO


   Em menos de duas semanas no cargo, o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) enfrenta sua primeira grande crise envolvendo justamente um dos homens fortes de sua equipe, o senador Romeu Jucá (PMDB), que se licencia hoje do posto de Ministro do Planejamento. Homem forte porque o político de Roraima foi um dos grandes articuladores do processo de abertura do impeachment de Dilma Rousseff (PT) e é uma das apostas de Temer na articulação com o Congresso Nacional para aprovação das medidas econômicas que o executivo apresentará na Câmara. A crise envolvendo Jucá foi detonada na edição de ontem da “ Folha de S. Paulo “, que mostra uma gravação em que ele sugere “um pacto” para deter a Operação Lava Jato. O diálogo com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado aconteceu em março deste ano, pouco antes da votação do impeachment na Câmara dos Deputados. Há outros pontos delicados na conversa, gravada de forma oculta pelo próprio Machado, quando Jucá afirma manter “conversas com ministros do Supremo” e quando chama o juiz Sérgio Moro de “uma torre de Londres”, uma referência ao castelo inglês onde ocorriam execuções e torturas nos séculos 15 e 16 para obter confissões de suspeitos. A gravação causou um grande constrangimento no novo governo. As conversas somam pouco mais de uma hora e estão nas mãos da Procuradoria Geral da República (PGR). Há um clima de apreensão em Brasília porque Machado procurou, na época, outros caciques do PMDB e até do PSDB, temendo que as investigações contra ele fossem enviadas de Brasília para a Justiça Federal de Curitiba. O ex-presidente da subsidiária da Petrobras foi citado na delação premiada de Paulo Roberto Costa, na Lava Jato. Jucá também é um dos investigados no esquema do “Petrolão”. As justificativas de Jucá, que tentou se defender em entrevista coletiva, ontem, não convenceram oposicionistas e governistas. O ministro do Planejamento não teve outra saída e à tarde anunciou que vai se licenciar da pasta até que o conteúdo da gravação seja apurado pela Polícia Federal. Ele volta, agora, para o Senado. O episódio envolvendo Jucá e Machado pede uma atitude forte de Temer, sob risco de ver contaminada sua própria imagem e a do Palácio do Planalto. Principalmente porque mesmo antes de assumir a Presidência interina, Temer já enfrentava desconfianças quanto sua postura em relação a Lava Jato. Desconfianças que o fizeram assumir publicamente que não vai interferir na maior investigação contra corrupção da história do País. Compromisso que agora é cobrado pela sociedade. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, terça-feira, 24 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares