sexta-feira, 13 de maio de 2016

O LIMIAR DA ESPERANÇA



   “Precisamos de verdade, trabalho e beleza. Só assim vamos superar a cultura da mentira, do ressentimento e da inveja"

   De que precisamos agora? Precisamos de verdade, de trabalho e de beleza. 
   É impossível um país sobreviver regido pela mentira, sobretudo aquelas mentiras que as pessoas contam a si mesmas (psicanaliticamente chamada autoengano). Queremos, portanto, a luz da verdade.
   Nos últimos anos, fomos governados por um gigantesco arcabouço de falsidades; um poder tão vasto e brutal que simplesmente não pode ser desmontado do dia para noite. Serão necessários alguns anos para desfazer a cultura da mentira e extinguir as organizações criminosas que a alimentam. 
   A mudança política no Brasil só aconteceu graças a dois fatores: a mobilização popular e a Operação Lava Jato. O verde e amarelo retomou as ruas, mas nos próximos meses terá de enfrentar o ressentimento e a fúria do vermelho. Na verdade, será um desafio. 
   Quanto à Lava Jato, precisamos cuidar para que as investigações sejam fortalecidas e ampliadas, com autonomia para punir potentados e majestades, independentemente do partido que integram ou da ideologia que professam. 
   “Um país não pode ser rico antes de ser inteligente”, dizia o professor e economista José Monir Nasser. É por isso que precisamos não apenas de uma recuperação econômica, mas de um resgate da ética e do trabalho em todas as esferas sociais. 
   A retomada do crescimento econômico é fundamental, mas precisa estar acompanhada da redução da máquina do Estado e de uma descontaminação ideológica das instituições . Lamentavelmente, o empreendedorismo e a livre iniciativa são muitas vezes vistos com desconfiança, como inimigos a ser combatidos. É preciso superar a doutrina da luta de classes, substituindo a cultura da inveja pela efetiva cooperação cívica. Empresários ou não, somos todos trabalhadores. 
   Quando digo que precisamos de beleza, não estou me referindo às aparências superficiais. Precisamos da beleza que existe na ordenação da nossa alma; carecemos do senso de unidade entre o indivíduo e a ordem cosmológica. Precisamos cultivar – em nossas casas, em nossos trabalhos, em nossas instituições – os valores espirituais que definem e elevam a condição humana. Essa beleza pode ser encontrada em uma sinfonia de Beethoven, em uma tela de Leonid Pasternak, em um poema de Ferreira Gullar, mas também nos pormenores da nossa vida cotidiana. 
   Hoje é sexta-feira, 13. A superstição popular vê a data com algum temor, mas para nós brasileiros o dia terá um significado especial, com a possibilidade de um acontecimento histórico. A partir de agora, começamos a nos livrar da organização que impôs suas garras sobre o País nos últimos 13 anos. 
   Durante a longa madrugada da votação do impeachment, enquanto os senadores discursavam, abri um livro de São João Paulo II: “Cruzando o limiar da esperança”. Não foi por acaso. A você, meu oitavo leitor, eu desejo verdade, trabalho e beleza; pois só assim o Brasil vai cruzar o limiar da esperança, da fé e do amor. João de Deus rogai por nós!. ( FONTE: Avenida Paraná – por Paulo Briguet. Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrina.com.br página 3, caderno FOLHA CIDADES, espaço AVENIDA PARANÁ, sexta-feira, 13 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares