terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

TSE BUSCA MODELOS DE URNAS PARA GARANTIR VOTO IMPRESSO


Apenas para a adaptação das urnas eletrônicas, TSE prevê gastos de R$ 1,6 bilhão

   Defensores da mudança prevista na nova lei eleitoral argumentam que a impressão pode evitar fraudes e possibilitar a conferência das cédulas

   Exigência da nova lei eleitoral (9.504/1997), depois das alterações promovidas pela Reforma Eleitoral 2015 ( Lei nº 13.165/2015) o voto impresso para o próximo pleito, em 2018, ainda depende da construção de um novo modelo de impressora no País. Consultado pela reportagem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que as definições da lei que instituiu o voto impresso “orientam para um equipamento de uso específico, ou seja, uma impressora especialmente construída para a verificação do voto pelo eleitor”. O equipamento ainda está sendo projetado e a previsão é que a licitação para a compra de componentes ocorra no segundo semestre deste ano. 
   Apenas para a adaptação das urnas eletrônicas, o TSE prevê gastos de R$ 1,6 bilhão, sem contar com os custos relativos à construção de locais de armazenamento e segurança das impressoras e dos votos após a eleição. A ex-presidente Dilma Rousseff vetou a obrigatoriedade do voto impresso, em 2015, sob orientação do próprio TSE, mas o senado derrubou o veto, com um grupo de senadores capitaneado por Aécio Neves (PSDB/MG). Um dos principais argumentos em defesa do novo mecanismo é evitar fraudes e possibilitar a conferência dos votos em eventual auditoria. Porém, para o presidente do TSE, Gilberto Mendes, “a impressão do registro do voto é mecanismo de grande complexidade técnica e exige altos custos para sua implantação, além de configurar o aumento da possibilidade de fraude, pela volta da intervenção humana no processo.”. 
   Nas próximas eleições, assim que o eleitor registrar a escolha na urna eletrônica, uma impressora ao lado mostrará o nome e o número do candidato votado. Esse boletim poderá ser verificado pelo votante e o processo só será finalizado quando for confirmada a correspondência entre o voto eletrônico e o voto registrado impresso. O eleitor não terá contato com o papel impresso, que cairá dentro de uma urna para ser armazenado. 
   A adoção em larga escala do voto impresso terá impacto no custo e na logística das eleições brasileiras e as mais de 500 mil urnas serão afetadas pela medida com uma impressora adicionada ao dispositivo. A Justiça Eleitoral estima, ainda que novas seções deverão ser criadas para distribuir melhor os eleitores e evitar filas, porque o tempo médio de cada voto será maior. 
   O TSE informou que a implantação do voto impresso ocorrerá aos poucos. “Em 2018, o voto impresso será adotado em parte das seções eleitorais. O TSE ainda não sabe o quantitativo e os locais”, afirmou por meio da assessoria de imprensa. O Tribunal Regional Eleitoral (TER) do Paraná foi procurado para comentar o impacto da nova regra no Estado, mas a assessoria de imprensa informou que o assunto deve ser tratado apenas com o TSE. (Com Agência Senado). (EDSON FERREIRA – REPORTAGEM LOCAL, página 3, FOLHA POLÍTICA politica@folhadelondrina.com, segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares