segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

FATORES DE RISCO NO LAR E ENSINO FALHO AGRAVAM GRAVIDEZ PRECOCE


   Falta de diálogo entre pais e filhos e histórico familiar estão entre os problemas

   É no lar da menina, local em que deveria haver uma rede de proteção, que se encontram os fatores de risco mais importante para a gravidez na adolescência. 
   Falta de diálogo e dificuldades de relacionamento entre pais e filhos, histórico de gravidez adolescente na família, falhas na orientação sobre sexualidade são alguns desses fatores. 
   Uma revisão da literatura sobre o assunto aponta que as adolescentes possuem mais dificuldades de relacionamento com a figura paterna. Normalmente, o pai é descrito como ausente e agressivo, e as meninas temem sua reação frente a uma gravidez. 
   Como efeito cascata, esses conflitos podem propiciar riscos também para a gestação. Com medo da reação da família, as jovens tendem a esconder a gravidez por mais tempo, atrasando o pré-natal. 
   As meninas que engravidam antes dos 15 anos, por exemplo, têm um risco cinco vezes mais elevado de morrer por causas relacionadas à própria gravidez, ao parto e ao pós-parto do que mulheres na faixa dos 20 anos. 
   Hipertensão, diabetes gestacional e síndrome metabólica estão entre as doenças que as jovens podem desenvolver durante a gestação e que poderiam ser bem mais manejadas se tivessem acesso a um pré-natal adequado. 
   A literatura também indica que os filhos tendem a repetir a história reprodutiva da família. Alguns estudos demonstram, por exemplo, que as mães de muitas jovens grávidas também tiveram gravidez na adolescência. 
   Todo esse caldo familiar é engrossado por uma frequente falta de orientação sobre sexualidade. Muitas vezes, por ignorarem o tema, os pais têm dificuldade de falar com os filhos sobre ele. 
   Mesmo em relações familiares harmoniosas pode haver essa falta e diálogo por questões culturais, vergonha e preconceito. 
   As barreiras de comunicação afetam os filhos. Os primeiros tendem a negar a atividade sexual dos rebentos, e estes, por sua vez, não se sentem à vontade para conversar sobre sexualidade. 
   Mesmo quando há diálogo, os estudos dizem que eles são ineficazes. Normalmente vêm recheados de reprimendas de cunho moral e não são voltados para o exercício de uma vida sexual segura. 
   Por todas essas razões, a escola se torna uma importante fonte de informações no campo da sexualidade e contracepção. Há estudos indicando que até 55% das jovens recorrem a esse manancial. 
   Mas as notícias também não estão boas nessa área. Um revisão de 55 pesquisas que avaliaram a qualidade da educação sexual nas escolas mostra que ela é reprovada pela maioria dos alunos. 
   Foram avaliadas escolas da Austrália, Brasil, Canadá, EUA, Irã, Irlanda, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia, entre 1990 e 2015.
   Segundo os estudantes, o ensino sobre sexo é frequentemente “negativo, heterossexista, frio e ensinada por professores constrangidos e mal treinados”.
   A conclusão dos autores deveria servir de alerta para governos e educadores: “O fracasso das escolas de reconhecer que a educação sexual é um assunto especial com desafios únicos está fazendo um grande desserviço para os jovens e desperdiçando uma oportunidade fundamental para salvaguardar e melhorar a saúde sexual”. (CLÁUDIA COLLUCCI – DE SÃO PAULO, página B6, ANÁLSE, caderno CODIANO, segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE S. PAULO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares