segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

POBREZA EXTREMA VOLTA A CRESCER NO PAÍS

 
   A extrema pobreza volta a crescer no Brasil. Após uma fase de progresso econômico e social entre os anos 2003 e 2014, desde o ano passado, os brasileiros percebem um movimento inverso. Nos 10 anos de avanço econômico, calcula-se que mais de 29 milhões de pessoas saíram da pobreza e a desigualdade diminuiu de maneira expressiva. Naquele período, o nível de renda dos 40% mais pobres aumentou, em média, 7% em comparação ao crescimento de renda de 4,4% observado na população em geral. Mas a crise econômica está mudando esse cenário. Um recente estudo do Banco Mundial aponta que 3, 6 milhões de pessoas podem entrar na linha de pobreza no Brasil em 2017, somando-se aos atuais 20,9 milhões de pobres, cuja renda familiar não chega a R$ 150 mensais per capita. Em Londrina, segundo a Prefeitura, 19 mil pessoas estão nessa situação. É bastante preocupante observar que as conquistas da população mais humildes estão ameaçadas. Em reportagem publicada hoje, a Folha de Londrina mostra a dificuldade de famílias londrinenses que viram o seu poder de compra cair assustadoramente em 2016. A reportagem visitou o assentamento Nossa Senhora Aparecida, área de invasão na zona norte do município. Os moradores contam que nos últimos dois anos o número de casas improvisadas cresceu de 600 para 800 unidades. Muitos dos novos vizinhos são pessoas que perderam o emprego e não conseguiram mais pagar o aluguel. O Banco Mundial considera abaixo da linha de pobreza as pessoas que vivem com menos de R4 140 por mês. Os cálculos são feitos com base em dados oficiais como inflação, desemprego e Produto Interno Bruto (PIB). A maior parte dos “novos pobres”, como diz a instituição, vive nas áreas urbanas. Aquela, “nova classe média”, que tanto se falava há alguns anos, acabou vítima de uma série de erros na política econômica do País. O Banco Mundial recomenda a ampliação do Bolsa Família para amenizar o impacto da extrema pobreza, problema comum a todos os Estados. A solução é um grande desafio. Por um lado, o poder público não pode mais esperar para realizar as ações e reformas políticas e econômicas necessárias para o País voltar a crescer. Por outro lado, a sociedade precisa entender que todo cidadão precisa fazer parte de ações transformadoras, que ajudem a promover a educação, a saúde e a redução da desigualdade social. (OPINIÃO, página 2, segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares