segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A OPORTUNIDADE PARA OS JOVENS EM CONFLITO COM A LEI


   A reinserção social e o resgate dos adolescentes que vivem uma vida de crime e violência é um desafio para a sociedade. Mas algumas experiências têm mostrado que o caminho para a recuperação dos jovens em conflito com a lei pode ser por meio de trabalho, tanto que algumas empresas brasileiras estão se conscientizando para a importância de contratar como aprendiz também aqueles que cumprem algum tipo de medida socioeducativa. Em reportagem, hoje, a FOLHA traz exemplos de empresas que estão ajudando essas pessoas a traçarem um novo destino. A mudança de vida começa com um curso profissionalizante oferecido pelo governo do Estado. Há oportunidade de ter aulas para trabalhar como chapeiro e na manutenção de computadores, por exemplo. As contratações dos aprendizes são feitas por meio da lei federal que obriga empresas de médio e grande porte a darem oportunidade a jovens com idade entre 14 e 23 anos. A legislação não obriga a contratação específica dos que foram apreendidos, isso depende dos empregadores se sensibilizarem para a proposta – o Paraná já tem um lei que obriga órgãos públicos do Estado a fazer esse tipo de contratação. Em todo o Paraná, 1.019 jovens cumprem medidas socioeducativas em liberdade e nas 27 unidades de internação e de semiliberdade. Em Londrina, 110 estão nos Centros de Socieducação (Cense). As duas casas de semiliberdade instaladas na cidade abrigam 18 rapazes e dois deles trabalham como aprendizes. Os jovens que cumprem medida socioeducativa recebem remuneração de meio salário mínimo regional e o contrato tem a duração de um ano e quatro meses. O trabalho, a atenção recebida e o aprendizado favorecem mudanças de comportamento. As experiências mostram resultados positivos, apesar dos relatos de rejeição por parte de colegas de trabalho. As dificuldades de convivência certamente aparecerão, mas a medida é muito saudável tanto para o adolescente quanto para o empregador, que tem a oportunidade de dar o primeiro passo para a realização de um experiência transformadora e positiva na vida de um jovem. (OPINIÃO, página 2, segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares