segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

1 EM CADA 5 BEBÊS TEM MÃE ADOLESCENTE

Camila Dourado, 18, com seu segundo filho em SP

   País não contém gravidez precoce, e taxa de nascidos de jovens abaixo de 20 anos se mantém alta no s últimos dez anos
.

   Especialistas dizem que situação agrava ciclo da pobreza e defendem métodos contraceptivos de longa duração

   Aos 17 anos, Sandra Maria da Silva, 40, dava à luz seu primeiro menino. Hoje, sua filha Teresa Raquel repete sua trajetória e, também aos 17, acaba de ter uma menina. 
   A história de Sandra e Teresa não é rara num país onde um a cada cinco bebês nascidos por ano é filho de uma adolescente – 431 mil em 2016, de acordo com levantamento preliminar do Datasus.
   E essa proporção custa a cair. Nos últimos dez anos, a taxa de nascidos vivos de jovens menores de 20 anos o Brasil se manteve em patamar elevado - de 21,1% do total, em 2007, para 21,2% em 2016. 
   Nos EUA essa taxa diminuiu 44% entre 2007 e 2015 (último dado disponível) – os bebês de mães adolescentes são perto de 6% do total. 
   No Brasil, Norte e Nordeste têm os maiores índices – quase um terço de gestações precoces. Em São Paulo, embora as taxas sejam mais baixas (15,1% no Estado e 12,5% na cidade), a queda é lenta. 
   Especialistas apontam um ciclo: quanto mais periférica e vulnerável a população, mais mães jovens, condição que agrava a pobreza e gera mais gestações antecipadas. 
   A evasão escolar entre elas é alta, e a inserção no mercado de trabalho é baixa. Estudo do Ipea (instituto federal) apontou que 76¨% das brasileiras de 10 a 17 anos que têm filhos não estudam – e 58% não estudam nem trabalham. 
Camila Dourado, 18 terminou o ensino médio em 2015 e carrega no colo seu segundo filho – o primeiro nasceu quando ela tinha 15 anos. “Vou cuidar dele até ele fazer um ano. Depois não sei.”
   Outro elemento que estimula a gravidade precoce é a volatilidade da adolescência. São maiores as chances de a menina esquecer de tomar a pílula deixar de usá-la quando terminar o namoro ou de não contar à família que tem relações sexuais. “A jovem tem um pensamento de que nada vai acontecer com ela. A amiga engravida mas ela não”, afirma a obstetra Cristina Guazzelli, da Unifesp. 
   De acordo com o neonatologista Sérgio Marba, da Unicamp, esse bebês também têm maior risco de prematuridade, baixo peso, mortalidade e complicações com a má formação. “É uma mãe que não faz pré-natal direito tem condições socioeconômicas mais complicada e muitas vezes esconde a gravidez. 

   MELHOR PREVENI
   Segundo médicos, os chamados métodos contraceptivos de longa duração têm se mostrado uma opção eficaz para evitar o problema. Foi um dos recursos que ajudou os EUS a reduzir suas taxas.
   Entre eles estão DIU de cobre e o DIU hormonal (dispositivos inseridos por médicos dentro do útero que duram de cinco a dez anos) e o implante – um bastão de 4 cm que é colocado abaixo da pele, no braço, e dura três anos. 
   Desde 2013, a Maternidade Vila Nova Cachoeirinha (zona norte) mantém um programa para orientar mães que dão à luz a escolher um dos métodos – que é implantado dias depois do parto. 
   Teresa Raquel é uma delas – diferentemente de sua mãe, que teve sete filhos e depois fez laqueadura (esterilização definitiva). “Coloquei o implante porque fiquei com medo, não quero ter outro filho.”
   “A gente tem 600 partos por mês, e 40% delas voltam[ para ter outro bebê]”, diz o obstetra Geraldo de Nadai, coordenador do programa. 
A inserção pós-parto, porém, não evita a primeira gravidez. Para isso, seriam necessários programas maiores. “O investimento tem melhorado, mas não há uma política pública ampla”, afirma Nadai. 
   No ano passado, a Prefeitura de São Paulo distribuiu mil implantes a seis maternidades e a UBSs (Unidade Básica de Saúde). Já o Ministério da Saúde, que oferece apenas o DIU de cobre entre os métodos de longa duração, diz ter adquirido 1,4 milhão de unidades entre 2011 e 2015. 
   “É preciso enfatizar o DIU, que existe em grande quantidade, e ao mesmo tempo ampliar o cardápio de métodos”, diz Adalberto Aguemi, obstetra e coordenador municipal da saúde da mulher. 
   Uma coisa é unanimidade entre os médicos: “O fator primordial é educação. É preciso fazer esses jovens entenderem que têm mais opções de vida e são úteis para a sociedade”, diz Cristina Guazzelli.
   O Ministério da Saúde afirma investir em educação e e planejamento reprodutivo”, 
   A pasta cita a distribuição entre 2011 e 2015, de 2,4 bilhões de preservativos, além do investimento na compra de 78 milhões cartelas de pílula e a distribuição de 12 milhões de cadernetas de saúde de adolescentes entre os anos de 2009 e 2015. (JÚLIA BARBON – DE SÃO PAULO, caderno COTIDIANO, segunda-feira,27 de Fevereiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE S. PAULO).* LEIA MAIS na página B6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares