domingo, 19 de fevereiro de 2017

AS REDES SOCIAIS E O COMPORTAMENTO HUMANO


    Inegavelmente as redes sociais transformaram a sociedade como um todo. Os efeitos podem ser analisados sob uma ótica pessimista, otimista ou realista. Primeiramente, pode-se dizer que as redes promovem reencontros e aproximações. Uma conexão nesta Aldeia Global, apesar das distâncias, diferenças culturais e de idiomas. Certamente alguns conceitos como amizade, comunidade, grupos e relacionamentos afetivos em geral estão em fase de “re-significação.”
   Neste sentido, alguns ganhos são extraordinários, indivíduos mais introvertidos, pessoas com dificuldade de comunicação, que inclusive apresenta, exclusão social conseguem desenvolver habilidades no meio virtual, que podem favorecer interações saudáveis, repercutindo positivamente na qualidade de suas vidas. 
   A velocidade da informação também pode trazer benefícios. Em desastres, guerras e momentos de dificuldade, as redes promovem rápido retorno sobre pessoas. Maximiza a possibilidade de ajuda, apoio, campanhas em prol de sociedades/comunidades que se encontram em situação difícil. O sentimento de solidariedade e a aproximação em prol de uma ideologia podem contribuir para um mundo melhor. 
   Negativamente, observa-se certa tendência de dominação das redes sociais em relação ao indivíduo. Em primeira instância, há o vício, no sentido em que as pessoas apresentam dificuldades em “desligar”, “desconectar”. A sensação é de que terão perdas, no sentido de “estar de fora”, de “não pertencer”. Isto explica a dispersão dos jovens no estudo, a falta de concentração de profissionais no ambiente de trabalho e os acidentes em geral, inclusive os de trânsito.
   Em seguida, percebe-se que a dominação invade a identidade do ser humano, eliminando a necessidade da existência de um EU real. Fazendo uma analogia, ao entrar na rede, para boa parte dos seus usuários, o pré-requisito é a alienação. O compartilhar parece ecoar uma única voz, modela pensamentos, atitudes, preferências, estilos, de tal forma que o “copiar” e “colar” tornou-se uma ação involuntária. Como se o ser humano não tivesse mais consciência própria para este agir. 
   As sefies e fotos chocam quando em sua maioria mascaram a realidade. Falsos sorrisos e correções faciais/corporais que simbolizam os padrões estéticos e ditadura da perfeição, tornam pessoas despersonalizadas. O EU virtual torna-se aquele que predomina, o que de certa forma, compromete o EU real. A dificuldade é demonstrada para SER-AGIR-COMUNICAR. Em outras palavras, para EXISTIR na vida como ela é. 
   O culto às chamadas “celebridades” é outro exemplo preocupante. Mulheres e homens de todas as idades seguem seus ídolos para reproduzirem corte e cores de cabelo, maquiagens, estilos de vida, dietas, práticas de exercícios e o corpo ideal. A falta de questionamento e a reprodução cega trazem algumas consequências como consumo desenfreado, além de doenças físicas e mentais das mais simples às mais severas. 
   A premissa de que o ser humano é um eterno insatisfeito é ainda mais válida nas redes sociais. O lado bom é que se você for autêntico, conseguirá ter um EU real e um EU virtual coexistindo. As redes podem conduzir você a um questionamento, a uma busca maior e mais profunda do conhecimento e a uma percepção mais crítica da realidade e de si mesmo. O lado ruim é que se você quiser ser igual a todo mundo e apropriar-se da rede para poder existir, terá uma grande dificuldade em viver a vida como ela é. (DANIELLA FORSTER, psicóloga, mestre em Administração e especialista em coaching de carreira, é  coordenadora do PUC Talentos, da PUCPR, caderno FOLHA MAIS, página 4, coluna PENSAR MAIS, 18 e 19 de fevereiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares