domingo, 12 de fevereiro de 2017

FEIRA DO PRODUTOR RETOMA ATIVIDADES

" Os produtos são fresquinhos.  A gente espera que mais consumidores venham à feira", convida Maria Santa Brizon Pieroli"


   Venda de legumes e frutas da época é realizada todas as sextas-feiras na Casa do Café e Arte; comercialização faz parte do programa Economia Solidária

   O Programa Municipal de Economia Solidária de Londrina retomou os trabalhos da Feira do Produtor, que acontece todas as sextas-feiras na Casa Café e Arte, na Praça Sete de Setembro (área central). Na feira são comercializados verduras, legumes e frutas da época, alguns sem uso de agrotóxicos. Como destacam os produtores. “Por não ter agrotóxico, se torna um atrativo a mais para as pessoas”, afirma Maria Santa Barizon Pieroli, do empreendimento Fino Sabor e participante do Economia Solidária há oito anos. 
   “Os produtos são fresquinhos. A gente espera que mais consumidores venham à feira”, afirma a produtora, sobre a expectativa para mais um ano de trabalho. Para participar do Economia Solidária, Maria Santa Pieroli divide os trabalhos com a família: o marido, os cinco irmãos e quatro sobrinhos. Por enquanto, eles comercializam os produtos apenas na Casa, mas têm a expectativa de oferecê-los em outros pontos de venda. Além dos produtos in natura, a família também comercializa geleias e compotas. A Feira do Produtor teve início dm 2016 e, por causa das festividades de fim de ano, estava paralisada, retomando as atividades agora em fevereiro. 

   ARTESANATO

   A Feira do Produtor é realizada uma vez por semana, mas a casa café e Arte fica aberta todos os dias, das 9 às18 horas, oferendo produtos alimentícios prontos(bolachinhas, geleias e biscoitos, entre outros), produzidos por seis grupos, e artesanato variado, confeccionados por participantes de oito grupos. 
Marlene Orbele,: "O importante aqui é a união nas vendas, vendemos tudo e de todos"
   Marlene Oberle, empreendedora do grupo Marreclê, é uma das expositoras. Ela confecciona trabalhos feitos em crochê, como tapete, bolsa e blusa. “O importante aqui é a união nas vendas, vendemos tudo e de todos”, explica a artesã, se referindo ao trabalho coletivo realizado pelos integrantes; 
   “O trabalho coletivo não é so do núcleo de produção, ele faz parte dos vários empreendimentos. Temos uma escala, onde todos os grupos participam do rodízio de comercialização”, explica a gerente de Inclusão Produtiva da Secretaria de Assistência Social, Nelma Liberato. Segundo ela, processo de venda é composto por autogestão e solidariedade de 60 empreendimentos, somando um total de 175 pessoas, que atualmente formam o projeto. 
   Segundo Nelma, a expectativa é aumentar esses números. “O objetivo é criar condições para que mais pessoas conheçam, saibam como funciona (o programa) e dar a elas possibilidade de retorno ao mercado de trabalho, porque é uma das opções”, afirma.
   O Economia Solidária teve início na cidade de Londrina em 2005 como uma das estratégias de enfrentamento à pobreza. O programa é composto por quatorze áreas de produção: confecção, alimentação, artesanato e prestação de serviços (manicure, cabeleireiro, entre outros) e abrange, prioritariamente, o público atendido pela Assistência Social. Os interessados em participar comparecem às oficinas de sensibilização realizadas mensalmente, quando são discutidas a área de produção de cada um. Ingressando no programa, os participantes recebem capacitação e acompanhamentos técnicos no processo de produção e comercialização. 

SERVIÇO


   Os produtos do Economia Solidária podem ser encontrados em três pontos fixos: Centro Público (Avenida Rio de Janeiro, 1278, esquina com a Av. JK. Casa Café e Arte (esquina da Avenida São Paulo com a Rua Professor João Cândido e no Distrito de Guaravera (Avenida São João, 383 – Autoposto Conquista), todos em horário comercial. Já as inscrições para o projeto podem ser feitas nos Centros de Referência de Asstência Social (Cras). Inscrições pelo telefone (43) 3378-0577. (ALINE ANDRADE FARIA – REPORTAGEM LOCAL, caderno FOLHA CIDADES, sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares