domingo, 12 de fevereiro de 2017

BRASIL PERDE UM ARTISTA RENOMADO

Sérvulo Esmeraldo,  escultor, gravador e desenhista iniciou sua carreira nos anos 40

   O escultor construtivista Sérvulo Esmeraldo morreu aos 87 anos; museu de arte de londrina conta com três das suas obras

   O Brasil e, mais especificamente, o Ceará, perderam, no último dia 1, uma de suas principais referências culturais: o artista plástico Sérvulo Esmeraldo. Sérvulo, que nasceu em 27 de fevereiro de 1929 e estava internado desde o dia 17 de janeiro, faleceu aos 87 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. .
Escultor, gravador e desenhista, Sérvulo teve seu início profissional na década de 40, frequentando o ateliê livre da Sociedade Cearense de Artes Plásticas, em Fortaleza. Em 1951, se mudou para São Paulo, com a intenção de estudar arquitetura. No entanto, após não conseguir uma vaga na universidade, decidiu dedicar-se à xilogravura.
Escultura de Sérvulo Esmeraldo no Museu de Arte de Londrina: obras de natureza geométrica construtiva eram a sua marca

   O trabalho temporário na Empresa Brasileira de Engenharia (EBE) despertou no artista o interesse pela matemática. Alguns anos depois, trabalhando como xilógrafo e ilustrador do Correio Paulistano, realizou uma exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo, uma incrível coleção de gravuras de natureza geométrica construtiva. Essa exposição acabou rendendo a Sérvulo uma bolsa de estudo do governo da França, ond passou os dez anos seguintes. Já em Paris, frequentou o ateliê de litogravura da École Nationale des Beaux-Arts, onde estou com Johnny Friedlaender. Em 1977, ao retornar ao Brasil, trabalhou em projetos de arte pública que incluíam esculturas monumentais na paisagem urbana de Fortaleza, cidade para onde se mudou em 1980 e que hoje abriga cerca de 40 obras de sua autoria. Sua última exposição foi realizada no ano passado, no Crato, sua terra natal. Com diversas exposições realizadas e participações em importantes salões, bienais e outras mostras coletivas no Brasil e no exterior, a obra de Esmeraldo está representada nos principais museus do país e em coleções públicas e privadas pelo mundo. 
   Em Londrina, suas obras podem ser encontradas no Museu de Arte. No local, estão expostas uma escultura e duas gravuras do artista, doadas ao Museu durante sua segunda restauração, no ano de 1998, por intermédio da Sociedade Amigos do Museu de Arte de Londrina (SAMALON). (Crônica escrita por DANIELI DE SOUZA, ESPECIAL PARA FOLHA 2, caderno FOLHA 2, 11 e 12 de fevereiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares