terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

LONDRIX 2017: O FESTIVAL RESISTE


 A data da 13ª edição do Londrix Festival Literário de Londrina pegou muita gente de surpresa. Comumente realizado no final do segundo semestre de cada ano, este ano, o festival acontece de 14 a 8 de fevereiro, no Museu Histórico de Londrina, das 14 às 18 horas. O evento não foi contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), mas, em contrapartida, foi um dos doze projetos do país selecionados pela Fundação Biblioteca Nacional para receber apoio do Ministério da Cultura destinado a incrementar o Circuito Nacional de Férias de Livros e Eventos Literários. No entanto, existe um prazo para a utilização do recurso e esse foi o motivo da antecipação da data. O financiamento coletivo na internet continua arrecadando verba, já que o festival estende sua programação ao longo do ano. 
   Apesar do curto espaço de tempo entre uma edição e outra – a última foi realizada dois meses atrás – a coordenação organizou uma programação que continua trazendo nomes importantes da literatura. Este ano, este ano o Londrix conta a presença de escritores como Reinaldo Moraes, muito conhecido pela obra “Pornopopéia”, romance que faz uma viagem ao mundo underground paulistano, e Enzo Minarelli, autor de “Manifesto da Polipoesia”, que completa três décadas em 2017, no qual tentou compreender o estado presente e os aspectos do desenvolvimento da poesia sonora internaional. Além deles, há nomes como Alexandre Marques, Micheliny Verunschk e Julina Fuks. No total, serão onze encontros entre bate-papos, debates e aulas-show e também atrações já consolidadas, como o “Sarau Prosa e Poesia e Outras Delícias” (com oficinas e performances). “Um Dedo de Prosa” e o “Poesia in Concert”, com poesia e música.        “O primeiro dia de evento começa com a festa “O último porco”, às 21 horas, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, que reúne gastronomia e literatura, uma novidade desta edição. O prato à base de porco, será preparado pelo chef Marcelo Sokolowski, professor do curso de Gastronomia da Unopar, enquanto o jornalista e ator Apolo Theodoro lê o conto do escritor Domingos Pellegrini que inspirou a realização do encontro. Na segunda-feira (13), às 14 horas, acontece a oficina de Textos Criativo com Augusto Silva, poeta e professor de Língua Portuguesa e Literatura, e a mesa “Memória Londrina”, entre Mário Silva e Mário Bortolotto, às 17 horas. Os dois surgiram na cena lítero-teatral-musical nos anos 1990, e a ideia, então, é regatar, através da memória de ambos, a efervescência cultura de Londrina naquele período. 
   Na terça-feira, (14), às 20 horas, será realizado o bate-papo “A Carne do Corpo, a Carne da Palavra: Literatura e Erotismo” com os escritores Reinaldo Moraes e Felipe Pauluk. Já na quinta-feira (16), às 20 horas, a mesa “Fantasmas do presente, silêncio do passado”, com Julian Fuks. No dia seguinte (17), o destaque da programação fica por conta da aula-show com Enzo Minarelli, às 20 horas, seguida de ecoperfomance “ZUT”, às 22 horas. E, para encerrar o festival, sábado (18), a escritora Ana Miranda, que esteve em novembro no Londrix para uma palestra, volta agora com a irmã, Marlui Miranda, musicista que pesquisa a sonoridade indígena e os sons da floresta amazônica para o show “Leituras Musicais de Yuxin, Alma”. Elas sobem ao palco juntas, às 21 horas, enquanto Marlui toca e canta. Ana lê trechos do livro que inspirou as composições. A programação completa pode ser conhecida no site www.londrixfestivalliterario.com.br

   ATIVIDADES

   Além da semana de intensa programação com convidados, debates, palestras, performances, shows, exposições, oficinas, saraus, lançamentos, o festival estende sua atuação com mais de cinco projetos ao longo do ano. Entre eles, o “Sarauzinho” dedicado ao público infantil; o “Assalto Literário” que leva a literatura performática para as ruas e pontos populares de Londrina; o “Leia Londrina”, que oferece publicações de autores locais em diferentes pontos da cidade a preços simbólicos; o “Sarau Prosa, Poesia e outras delícias”, que busca visibilidade das produções locais através da interação de diferentes linguagens artísticas; e o projeto “Um Dedo de Prosa nas Escolas”, que foi contemplado com a Bolsa do MinC e que leva autores para as escolas da região para promover a imanência entre autores e alunos, despertando o interesse na leitura e na formação literária. 

   SERVIÇO

   13ª Londrix Festival Literário de Londrina

Quando: 14 a 18 de fevereiro, a partir das 14 horas
Onde: Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900)
Quanto: Gratuito (exceto oficinas)
Mais informações: www.londrixfestivalliterario.com.br (FONTE: MARIAN TRIGUEIROS – REPORTAGEM LOCAL, caderno FOLHA 2, 11 e 12 de fevereiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares