segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

FAÇAM O PAÍS ANDAR


   Em tempo em que a maior empreiteira do País, Marcelo Odebrecht, e o outrora sétimo homem mais rico do mundo, Eike Batista, estão encalacrados, vendo seu patrimônio financeiro escorrer pelos ralos da Lava Jato, a parcela honesta da elite brasileira parece sofrer um golpe ainda mais duro. É ela a mais afetada pela recessão econômica do País, conforme pesquisa divulgada na última semana pela Tendência Consultoria Integrada, de São Paulo. 
   O estudo aponta que as famílias com rendimento superior a R$ 16.263, inseridas, portanto, nas camadas mais altas da nossa sociedade, sofreram a maior perda percentual na retração total da massa de renda da população no ano passado. No total, a queda na massa de renda foi de R$ 76,6 bilhões, uma retração média de 2% em relação a 2015, sendo que só a chamada classe A perdeu R$ 39 bilhões (50,9%) o que representa um recuo de 2,9%. 
   As pessoas que ganham entre R$ 5.223 a R$ 16.263, classificadas na pesquisa como da classe B, também sofreram danos com a letargia de nossa economia, mas em um grau um pouco menor. Perderam R$ 21,4 bilhões na renda, um recuo de 2,1%, enquanto a classe C, com rendimentos de R$ 2.166 a R$ 5.223, teve retração de 0,8%. As camadas D e F, com renda de até R$ 2.166, sofreram queda de 1,4%.
   E se em 2016 o cenário foi ruim, as perspectivas para este ano, apesar da tendência de queda da inflação projetada pelo Banco Central, não são muito melhores. Mesmo que em patamares menores, a previsão é que a classe tenha uma queda de 0,6% na renda, com as maiores perdas previstas para as classes B (-3,5%) e C (-2,7) e D/F (-1%), ainda de acordo com a consultoria paulista. Os números englobam renda do trabalho, previdenciária e benefícios sociais. 
   A recessão econômica dos dois últimos anos, que jogou para baixo os níveis de desenvolvimento do País e alavancou o desemprego a níveis absurdos, acelerando o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016, é a principal causa para a perda na massa de renda da parcela mais rica da população. O estudo avalia que os mais ricos foram afetados porque a classe A tem majoritariamente o perfil empresarial, formada por empregadores, com a renda atrelada diretamente ao próprio lucro das empresas. 
   É por isso que a queda da inflação e a redução gradativa da taxa Selic são medidas prementes para estimular o consumo, reavivando a produção – passo firme para a manutenção e a geração de empregos. Num País com uma das maiores cargas tributárias do mundo, elevados encargos trabalhistas e uma desigualdade social indecente, urge cobrar de um Congresso notório pela habilidade em escandalizar a opinião pública a aprovação de reformas que façam o País andar. (OPINIÃO, página 2, segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares