terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O CUSTO DOS PARLAMENTARES


   A crise econômica obriga o brasileiro a refazer o orçamento para dar conta do sustento da família e pagar tributos federais, estaduais e municipais. Só para se ter uma ideia da sanha arrecadadora dos governos, o chamado “Impostômetro” medido pela Associação Comercial de São Paulo registrou  até o último dia 27 de janeiro a incrível marca de R$ 200 bilhões de impostos, taxas e contribuições recolhidos pelos contribuintes desde o primeiro dia de 2017. No ano passado, a arrecadação de impostos ultrapassou os R$ 2 trilhões no País. Tais cifras reforçam a importância da otimização na aplicação dos recursos pelo poder público. Não basta agilidade na cobrança dos impostos, urge que se dê destinação correta ao dinheiro. É por isso que causa espanto o dinheiro dispendido pelo brasileiro para a manutenção das quatro instâncias do parlamento do País, conforme retratou reportagem publicada na edição desta segunda-feira (6) na Folha de Londrina. Cada um dos 19 vereadores em Londrina, por exemplo, custa R$ 154,8 mil por ano ao contribuinte londrinense, acrescente-se a esse valor mais R$ 300 mil para a contratação de até cinco assessores, outros R$ 4,9 mil para selos e R$ 3,3 mil para ligações telefônicas. Na Assembleia Legislativa, cada um dos 54 deputados tem remuneração bruta de R$ 303 mil, além de R$ 376,8 mil para despesas de gabinete e R$ 1,1 milhão para contratar assessores. Em Brasília, os valores são ainda maiores: cada um dos 513 deputados federais recebe R$ 438,9 mil por ano, R$ 16,8 mil de ajuda de custo, R$ 478, 6 mil do chamado “cotão”, R$ 19, 3 mil de auxílio moradia, R$ 6,7 mil para despesas médicas e R$ 1 milhão para contratação de até 25 assessores; a mordomia dos 81 senadores inclui remuneração bruta anual de R$ 404 mil, mais 66 mil de auxílio moradia, R$ 102 mil de cota de serviços gráficos, R$ 6 mil pela telefonia fixa residencial, até 300 litros de gasolina e 420 litros de álcool para uso em Brasília (abastecido no posto do próprio Senado), cota de R$ 180 mil para uso diverso (táxi, aluguel de imóvel, etc.), até R$ 29 mil mensais para transporte aéreo, 25,9 mil para despesas odontológicas, diária de R$ 581 para viagens oficiais e despesas médicas ilimitadas. Isso tudo sem contar o custo dos Poderes Executivo (federal, estadual e municipal) e Judiciário (em todas as suas esferas). Daí, a necessidade de a população participar da consulta pública no site do Senado Federal para opinar sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 106/2015) que reduz o número de deputados de 513 para 386 e de senadores de 81 para 54. Chegou a hora de os políticos darem a sua contribuição. (OPINIÃO, página 2, terça-feira, 7 de fevereiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares