segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O COMENDADOR DOS GIBIS

 
Eloyr Pacheco: "Os quadrinhos voltaram a se multiplicar, publicações independentes estão se consolidando; há um grande número de adaptações de clássicos da literatura em quadrinhos nas bancas e no cinema"
   Eloyr Pacheco acaba de receber a Comanda do Mérito Cultural, na Ordem Histórias em Quadrinhos, no Rio; o londrinense figura entre os destaques da HQ no Brasil

   O londrinense Eloyr Pacheco sempre teve seu nome ligado ao universo das histórias em quadrinhos. Ele mesmo costuma dizer que aprendeu a ler nos antigos gibis. Quadrinista, criador de um dos poucos super-heróis afrodescendentes, o Escorpião de Prata, ele agora entra para o seleto hall da nobreza do universo das grafic novels. É que no último dia 27, Eloyr tornou-se Comendador ao receber a Comanda do Mérito Cultural, na Ordem Histórias em Quadrinhos, outorgada pela Academia Brasileira de Histórias em Quadrinhos, na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. 
   “É uma premiação importante, embora o título seja inusitado. E por mais prêmios que eu tenha recebido, esse foi muito especial, porque movimenta a cena dos quadrinhos e incentiva muito as publicações independentes”, conta. 
   Eloyr já teve fanzines, exposições, escreveu para os jornais Folha de Londrina, Paraná Norte e Jornal de Londrina, entre outros, além de ter criado, em 1990, a primeira banca especializada em Quadrinhos, em Londrina, a Batbanca. Também foi um dos idealizadores da AQL – Associação de Quadrinistas de Londrina. 
   “Costumo dizer que sou um cara que gosta de quadrinhos e tenho a felicidade de trabalhar com isso. Estou envolvido com essa atividade desde 1983. Produzi e apresentei programas de rádio e televisão , escrevi para diversos jornais, sempre sobre QHs. Em 1997 realizei um evento que contou com as presenças do professor Álvaro de Moya e do editor Leão Azulay, que me convidaram para ir para São Paulo trabalhar na revista Metal Pesado. Não demorou muito e passei a publicar, entre outros, título da DC, da Vertigo, e da Marvel. Trabalhei em São Paulo até o final de 2007 e voltei novamente para Londrina, onde, além de ministrar aulas e cursos, trabalhei como assessor executivo do gabinete do prefeito, onde participei dos conselhos da Promoção Racial e dos Direitos das Crianças e Adolescente. Sempre trabalhei com quadrinhos, em diversas frentes, da criação à distribuição e não tenho o que reclamar”, diz. 
   E pelo jeito não tem mesmo, já que o álbum “Protocolo A Ordem” ´edição que conta com a participação do personagem Escorpião de Prata, recebeu no sábado, dia 28 de janeiro, o Troféu Ângelo Agostini de Melhor Lançamento Independente de 2016. Aliás, o trabalho também recebeu o prêmio de Destaque do Ano concedido pela Academia Brasileira de Histórias em Quadrinhos (RJ). 
   O Troféu Ângelo Agostini é um dos mais tradicionais da área e foi uma honra já que a edição, além da participação do meu personagem, ainda reúne dezenas de outros super-heróis brasileiros, isso é sensacional. Eu crio vários personagens, alguns inéditos, mas o Escorpião de Prata ganhou destaque por ter surgido numa HQ do Sideralman, criação do grande Will Eisner em que trabalhei, ele foi publicado pela primeira vez em julho de 2007”, revela. William Erwin Eisner, como se sabe, foi um famoso e renomado quadrinista americano, criador de The Spirit, um herói sem superpoderes. A revista Escorpião de Prata também foi premiada pelo Salão Internacional de Angoulême, na França, em 2012. 

   DESTAQUE 

   Para completar o quadro, Eloyr também foi selecionado para o Salão Internacional de Angoulême com a revista La Bouche du Monde, pela publicação de um artigo e da HQ “ A Mosca no Copo de Vidro”. A publicação já ganhou o prêmio HQMix de Melhor Prozine em 2007. 
   Sempre na linha de frente, Eloyr começou a publicar tiras, charge e franzine nos anos 1980. De lá para cá, vê com bastante entusiasmo o cenário atual. 
   “Vivemos um momento muito bom. Há muito espaço destinado aos Quadrinhos, tanto em jornas, TV e sites, blogs e quanto mais se fala de um assunto , melhor é. Os quadrinhos voltaram a se multiplicar; várias publicações independentes estão se consolidando; um grande número de adaptações de clássicos da literatura em quadrinhos nas bancas e no cinema. A internet também facilita os contatos e, como no caso do “Protocolo A Ordem” possibilitou a criação do trabalho. Hoje podemos trabalhar com pessoas em diferentes localidades, conhecer grandes artistas e realizar ótimos trabalhos”, revela Eloyr. 
   Atualmente estudando História, o Eloyr tabalha em mais um projeto que envelve HQs . Pesquisa os originais da história em quadrinhos “Raio Negro”, do desenhista e editor brasileiro, Gedeone Malagola, conhecido pela criação do super-herói Raio Negro e pelas histórias de terror “O Lobisomem “ e “A Múmia”. 
   “Os originais do Raio Negro, do Mestre Gedeone Malagola (1924-2008), do meu acervo renderam duas exposições. Uma em 2012, no meu estúdio, e em 2015, no Museu de Arte de Londrina. É um herói particularmente intrigante, já que surgiu na década de 1960, durante o Golpe Militar. O herói é nada menos que um Tenente da FAB (Força Aérea Brasileira). Estou estudando de perto essa conexão”, finaliza o comendador. (IARA LESSA – ESPECIAL PARA A FOLHA 2, página 4, caderno FOLHA 2, 11 e 12 de fevereiro de 2017, publicação do Jornal FOLHA DE LONDRINA).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares