sábado, 25 de fevereiro de 2017

ASSOCIAÇÃO LONDRINENSE OFERECE AULAS DE CARATÊ PARA IDOSOS


Exercícios ajudam a encontrar o ponto de equilíbrio e fortalecem os músculos

   Inscrições estão abertas, curso é gratuito e realizado três vezes por semana
 

   Sempre é tempo de aprender. Convencido dessa máxima, o aposentado Wilson Batini, de 74 anos, viu nas aulas de caratê para idosos oferecidas pela Associação Londrinense de Karatê a oportunidade para aprender e praticar um novo esporte e ainda se fortalecer para lidar com os sintomas da Doença de Parkinson que há três anos, ele tinha acabado de descobrir. “Eu ia ao médico, à fisioterapia, mas faltava alguma coisa. Quando descobri as aulas para idosos, comecei a praticar e me fez um bem incrível”, relata. 
   Battini é um dos 15 alunos da classe de idosos do “sensei” Luiz de Oliveira, professor de caratê da associação. A boa notícia é que as inscrições estão abertas para completar a turma. As aulas são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 10 horas, na sede da associação(Rua Argentina, 685, em frente à Unidade Básica de Saúde da Vila Brasil. Interessados devem apenas comparecer ao local na hora da aula e começar a lutar. “Não é preciso ter quimono”, avisa Silveira, lembrando que as vagas estão abertas para pessoas de qualquer idade, mas a prática respeita o ritmo dos mais velhos. “As turmas só de jovens são mais dinâmicas”, compara. 
   Não é preciso ter boas condições financeiras para praticar o caratê. “Cada um contribui como pode e oferecemos gratuidade para quem não possa pagar. Alguns alunos pagam até mais que o necessário, pois passaram a economizar dinheiro com médicos e remédios”, brinca o professor. Os alunos também não precisam estar em excelente forma física. “Para começar a praticar caratê, só é preciso conseguir andar”, avisa. 
   As aulas de caratê para essa faixa etária são focadas principalmente no equilíbrio. Isso porque as quedas ocasionadas por dificuldade de se equilibrar são responsáveis por grande parte dos acidentes envolvendo idosos. “Os exercícios ajudam a encontrar o ponto de equilíbrio e fortalecem os músculos”, esclarece Oliveira. Além da saúde, a arte marcial também fortalece a autoestima. “Percebo que a maioria dos alunos ganha confiança para realizar atividades do dia a dia”, diz. Outro benefício são os ganhos em concentração.            Quando fazem um movimento, precisam se concentrar para finalizar. É a chamada meditação em movimento, que é ótima para os mais velhos”, acrescenta.
   O carateca Wilson Battini confirma as afirmações do “sensei”. “Aposentado não gosta de ficar parado. Aqui no caraté a gente pratica o esporte e ainda tem benefícios pelo convívio com as pessoas. Os idosos precisam ser incentivados a praticar esportes”, defende. 

   MULHERES 

   Na experiente turma do professor Silveira, a maioria dos alunos são mulheres. “Elas acabam participando mais porque não tem medo de errar”, avalia ele. Uma das veteranas é a dona de casa Irene Fukuda, 71, que começou a praticar o esporte há 11 anos e, desde então, só contabiliza benefícios. “Meu marido é acamado e não tenho muito tempo, mas venho no caratê porque é muito bom para a saúde”, diz ela, que descobriu as aulas no alongamento praticado na igreja do bairro. “Vim fazer uma aula e nunca mais parei.”
   Graduada na fixa roxa, ela conta que os exercícios melhoram o equilíbrio e a disposição, mas elogia também a convivência com os colegas e com professor. “As mensagens passadas nas aulas são muito boas. É como se fosse uma segunda família”, conta;
 (CAROLINA AVANSINI – REPORTAGEM LOCAL, caderno FOLHA CIDADES, página 3.quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares