quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

A DEMANDA DE APAGAR INCÊNDIOS


   As cenas grotescas continuam sucedendo-se no país abalado há cerca de um mês por rebeliões nos presídios que deixaram centenas de mortos. Se nas prisões há uma guerra flagrante de facções criminosas que se utilizam de meios cada vez mais violentos na disputa do poder, do lado de fora o panorama não é diferente. 
   Desde o último sábado ( 4), com a greve dos policiais militares na Grande Vitória (ES) o país assistiu atônito a uma onda de saques, roubos e mortes que demonstram a falta extrema de segurança num momento crucial do país. 
   Um Brasil em estado permanente de alerta tem se desenhado sem que se garanta a integridade física da população, tendo em vista os crimes que se sucedem causando de uma vez a morte de dezenas de pessoas. Na Grande Vitória, no último fim de semana o IML não tinha mais como receber corpos que aguardavam a perícia policial. O problema é que apesar do abalo psicológico que essas situações provocam, há nichos de população no Brasil para os quais a violência é corriqueira , como no caso das favelas nas grandes cidades ou nas periferias onde o cidadão está exposto a todo tipo de risco. Com a saída do ministro da Justiça Alexandre de Moraes para assumir uma nova função junto ao STF não se sabe ainda quais serão as diretrizes para enfrentar a violência crescente dentro e fora dos presídios, apagar incêndios, contemplar interesses e tapar buracos políticos tem sido a prioridade do governo. Atualmente, todos os cidadãos são prisioneiros de situações cada vez mais adversas e a instabilidade política, com ministros trocando de cadeiras, não soluciona o problema. A impressão é que há frouxidão para cumprimento de metas. Até aqui – seja no âmbito das rebeliões dos presídios ou do caos instaurado pela greve da PM no Espírito Santo – a única providência efetiva foi o envio da Força Nacional e de militares para conter a explosão que põe cidades brasileiras importantes em situação de guerra civil, só neste ano as baixas já somam centenas de mortos. Há tempos que especialistas internacionais apontam que a violência urbana no Brasil se equipara à dos países em conflito. Aqui as mortes acontecem por motivações diversas, mas temos no cotidiano brasileiro uma configuração que nos coloca entre os países mais violentos do mundo. Uma guerra particular que se não se deve a um conflito étnico reflete um conflito social intenso e cada vez mais profundo. Em breve, paliativos emergenciais podem não dar conta de um panorama que se relaciona às nossas mazelas políticas e econômicas que parecem insolúveis diante da demanda crescente de recursos para apagar incêndios sem que se encontre de fato a saída. Estamos sendo cegados pela fumaça interna. (OPINIÃO, página 2, quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares