terça-feira, 4 de agosto de 2015

SUBINDO PARA CIMA – O PLEONASMO



   Quando usamos a língua portuguesa, é freqüente a ocorrência de certos “efeitos” causado pela utilização de sons específicos ( como as rimas em poemas ou músicas), de palavras com sentido diferenciado ( dizer que o dia está um gelo, por exemplo) ou mesmo de idéias inusitadas (como o exagero em “já disse isso mil vezes”).
   Se esses efeitos foram propositais, pensados e criados para tornar seu texto mais expressivo, tudo bem, são as chamadas figuras de linguagem. A maioria delas, inclusive, é bem conhecida pelos estudantes, como a metáfora, a antítese a hipérbole, por exemplo. Aliás, se esse é um assunto que você não lembra, não se preocupe, voltaremos a tratar dele em breve.
   O grande problema é quando a má utilização da língua ( por desconhecimento de alguma regra ou por pura distração) acaba causando um efeito desagradável, negativo. Nesse caso, surgem os vícios de linguagem, que vão desde um simples erro de ortografia (chamado cacofonia) até a junção de idéias e palavras que podem tornar seu texto realmente complicado de entender.
   Dentre os diversos vícios de linguagem existentes, talvez o mais conhecido seja o pleonasmo,ou seja, a repetição de uma palavra ou expressão, conforme exemplificado no título da coluna de hoje ( afinal de contas, “subir”só pode ser para cima). Entretanto, é necessário primeiro fazer uma diferenciação, pois existem dois tipos de pleonasmo: o literário, em que um termo é repetido propositalmente, para efeitos poéticos   - como na canção de Chico Buarque: “me sorri um sorriso pontual”  - e o vicioso, como a repetição desnecessária de palavras, como no “subir para cima”. Então, só o segundo tipo é realmente um vício, um problema que deve ser evitado.
   Até aí você deve estar pensando que sabe muito de português, porque nunca comete esse erro, nunca fala “subir pra cima” ou “descer pra baixo”, não é? Será mesmo? Confira a seguir alguns exemplos de pleonasmos extremamente comuns, que acabamos falando ou escrevendo sem perceber:
   * “Vi com meus próprios olhos”  - Se viu, só pode ser com os olhos. E se são meus, são próprios.
   * “Duas metades iguais”  - Se não for igual, não é metade, é pedaço.
   * “Baseado em fatos reais (ou verídicos)  - Fato só pode ser real.
   * “Certeza absoluta”  - Se não é absoluta, então não é certeza.
   * “Todos são unânimes”  - Unanimidade só existe se forem todos.
   * “Comparecer pessoalmente”  - Não dá pra comparecer de outra forma.
   * “ Uma surpresa inesperada”  - Se você espera, não é surpresa.
   * “ Quando amanhece o dia “  - A noite não amanhece.
   * “ Uma novidade inédita”  - Existe novidade velha?
   * “Pessoa humana”  - Pessoa já é um ser humano.
   * “Conclusão final”  - Se não for final, não está concluindo.
   * “Vereador da cidade”  - Cargo que só existe na cidade.
   * “ Encarar de frente”  - O verbo encarar já dá a entender que é de cara, ou seja, de frente.
   Esses são apenas alguns exemplos de pleonasmos que cometemos no dia a dia, geralmente sem perceber. É possível, entretanto, utilizar essas construções quando há necessidade de ênfase ou para especificar algo como, por exemplo, em “Quando amanheceu o dia tão esperado”. De qualquer maneira, é só prestar atenção no que está dizendo ou escrevendo e, se for o caso, perguntar se é realmente necessário usar aquela palavra ou expressão. Em caso de dúvida, mande para nosso e-mail. Até a próxima terça. ( FLAVIANO LOPES  -  PROFESSOR DE PORTUGUÊS E ESPANHOL, página 5, FOLHA 2,  espaço BEM DITO, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, terça-feira, 4 de agosto de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares