sexta-feira, 28 de agosto de 2015

RECOMEÇO NO INTERIOR


  


   Dois jovens casais contam como mudaram de cidade para conquistar mais qualidade de vida em Londrina.

   Histórias de quem busca a tranquilidade a beira mar depois de criar os filhos e se aposentar não são novidade. Aliás, fazem parte do imaginário de muita gente. Mas a questão é que muitas pessoas não estão querendo mais saber de esperar décadas para isso. Mesmo sem o mar por perto, Londrina virou rota de jovens casais cansados da rotina dos grandes centros.
   Coincidentemente, Ariane e Fabrício Furtado e Gabriela e Rafael Losso desembarcaram por aqui em Fevereiro deste ano de mala, cuia e  muitos planos . Enquanto primeiro casal pensou nos filhos na hora da troca de cidades, o segundo casal veio pensando nos filhos que planejam ter por aqui. Para a ortodentista Ariane e o cardiologista Fabrício, Londrina “é onde tudo começou”. Os dois não têm família na cidade, mas se conheceram no vestibular da UEL. E foi para cá que resolveram se mudar depois de cerca de oito anos em São Paulo.
   Pais de Felipe, de 6 anos, e Leonardo de 4, o casal pensou muito nos filhos. “A escola deles ficava a oito quadras de casa e a gente demorava às vezes 1h20 para chegar”, conta Ariane. Além do trânsito, s,  também entrou na lista dos contra, “a questão da poluição e da falta de água”, lembra Fabrício, que tinha na capital paulista o emprego dos sonhos de muitos médicos, um posto no hospital Sírio Libanês.
   “Nós dois estávamos em Brasília no ano passado para um congresso e encontramos  um amigo de faculdade que perguntou se eu não queria voltar”, conta o médico. “Pensamos é agora ou nunca mais”, explica Ariane. É que o casal estava se preparando para construir consultório juntos, com duas salas próximas à residência
   Para os dois, nascidos e criados no interior paulista, as limitações d metrópole para as crianças sempre vinham à tona. Onde meus filhos vão andar de bicicleta?”, refletia a apartamentos e só duas casas e escolhemos esta quando o meu filho falou que esta era boa para o cachorro”, emociona-se. Seis meses depois da mudança, Tatá chegou para animar mais ainda a casa dos Furtado.
   “É um recomeço de tudo”, diz Fabrício, que assim como Ariane está criando uma nova rede de pacientes. “Até me espantei com a rapidez”, conta o médico. Ele não esconde que por aqui os rendimentos são menores que na capital paulista, mas em troca tem a recompensa de ver os bem e com mais tempo. “Não  precisei cancelar a agenda para estar em casa neste horário (17 horas). Em São Paulo chegava em casa por volta das 21 horas”.
   Para Ariane, o começo foi tumultuado por conta de um cirurgia no rim. ”Minha mãe teve que me ajudar na mudança”, lembra. “Escolhemos vir no início do ano para não atrapalhar a escola”, conta a ortodentista. Para alegria de Fabrício, até vaga na escolinha de futebol eles encontraram com facilidade, “Em São Paulo tinha fila de espera”, relata. (KARLA MATIDA – Reportagem Local. Foto: Ricardo Chiarelli).
                                         

DEPOIS DE BERLIM


   Casados há dois anos, Gabriela e Rafael Losso estão morando há seis meses em Londrina, que conheciam de visitas à irmã de Gabriela. “Ela veio estudar há 12 anos e acabou ficando”, lembra a tradutora de videogames. Até então, os dois moravam em São Paulo.  “Fomos para lá em uma época que tudo acontecia por lá, tínhamos que morar lá mesmo. Hoje é diferente, é um  outro momento”, conta Rafael.
   Depois de 10 anos trabalhando na MTV, onde foi VJe responsável pelo conteúdo digital, Rafael, que é curitibano, consegue trabalhar na área de comunicação longe dos grandes centros. Não só do eixo Rio-SP, como até fora do país. Ele e Gabriela passaram nove meses em Berlim. A temporada de trabalho também serviu como um detox de São Paulo.
   Apesar de ser uma metrópole a capital alemã surpreendeu o casal com diferenciais como hortas comunitárias e os mergulhos nos canais. “Chegamos de Berlim com uma outra ideia”, justifica Gabriela. Os dois voltaram para o Brasil pensando na família. “Estamos na fase ninho”, avisa Rafael. O fato de estar longe dos familiares influenciou na decisão do retorno, tanto que escolheram Londrina justamente por estar em uma posição estratégica. “Fica no meio do caminho entre Curitiba e Dracena”, relata Gabriela.
   As praias de Florianópolis até entraram na lista da dupla, que ainda na Alemanha passou a planejar onde morariam. “Depois de 15 anos, São Paulo já tinha dado”, dispara Rafael. “Já Londrina é uma cidade que tem muito para acontecer ao contrário de São Paulo mastodôntica”, define Gabriela. “Aqui podemos criar uma nova vida com muitas possibilidades”.  Além  da qualidade de vida, o casal também economiza nos gastos”, “três vezes menor”. “E o ar que respiro aqui não tem preço”´garante  a tradutora. O cão Ponyo também tem vantagens na nova casa e ganha passeios diários ao redor do Lago Igapó. “É o nosso oásis”, afirma Gabriela. ( K.M.) Foto: Saulo Ohara. ( FONTE: Páginas 14, 15, 16 e 17, seção COMPORTAMENTO, FOLHA DA SEXTA, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, sexta-feira,28 de agosto de 2015).    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares