segunda-feira, 3 de agosto de 2015

EMPRESÁRIOS INVESTEM EM FIDELIZAÇÃO PARA DRIBLAR CRISE


   Consultor afirma que, para garantir a sobrevivência do negócio em época de recursos escassos, é mais viável tentar manter os clientes fiéisdo que investir na captação de novos.

   Reduzir a margem de lucro tem sido o meio encontrado por alguns prestadores de serviços em Londrina para tentar driblar a crise econômica e se manter no mercado. Donos de estabelecimentos ouvidos pelo JL mostram que é melhor ganhar um pouco menos e garantir o giro dos negócios do que correr o risco de fechar as portas.
   Foi assim com o salão de beleza de Débora Bandeira. Ela começou a perceber uma queda no movimento e resolveu oferecer pacotes de serviços mensais aos clientes. Se por um lado o saldo mantém o movimento e garante que haja clientes todos os dias, por outro foi necessário dar desconto para quem contrata esses pacotes.
   O valor depende dos serviços prestados e do tamanho da cabeleira das clientes. Para a escova, por exemplo, o desconto é generoso: o trabalho de alisar os cabelos custa, em média, R$ 35, mas se forem feitas quatro sessões por mês, um das escovas pode sair de graça. Dependendo do cabelo, a gente pode fechar um pacote mensal de cerca de R$ 100, explicou Débora. Com o pacote fechado, o estabelecimento se compromete a dar desconto nos serviços. Diminuir a margem de lucro também foi a saída encontrada por Rafael Borges, sócio de um petshop. Depois de ver o movimento cair quase 40% no primeiro semestre, ele resolveu prestar os serviços de banho e tosa de animais de forma diferente. Os clientes aprovaram, segundo o empresário.
   É bom para os dois lados. Quem trazia para um banho por mês, com o desconto agora vem mais vezes. A gente acaba ganhando menos, é verdade, mas pelo menos o movimento na loja se mantém, comentou. Um pacote de banho e tosa higiênica custa, em média, R$ 100 por mês, mais barato do que se fossem contratados quatro serviços que custam cer
ca de R$ 30 cada.

   ESCOLHAS


      Para o consultor empresarial e especialista em gestão e administração de empresas Thiago Terzoni, a iniciativa é válida, e reflete o momento pelo qual a economia brasileira vem passando. Administradores e empresário estão tendo que fazer escolhas, e definir onde o orçamento será gasto é uma dessas decisões a serem tomadas,
   Uma ação não exclui a outra, mas em uma época em que os recursos estão escassos é mais viável investir na fidelização do que na captação de novos clientes. É mais caro gastar com marketing e propaganda para trazer gente nova para o seu negócio. Nesse momento, é melhor  fidelizar  quem  já consome seus serviços. Essa redução na margem de lucro acaba sendo compensada pelo movimento, que se mantém, explicou. ( FÁBIO CALSAVARA –
fcalsavara@joraldelondrina.com.br  página 8 – Geral – publicação do JORNAL DE LONDRINA, domingo, 2 de agosto de 2015). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares