sábado, 1 de agosto de 2015

COMPORTAMENTO ALIMENTAR DOS HOMENS

         



   Quando me pediram para escrever o artigo deste mês sobre o comportamento alimentar do homem é claro que fui fazer uma pesquisa na literatura científica, pois sempre escrevo baseada em evidências. Não foi surpresa encontrar a informação de que enquanto as mulheres  comem mais frutas, verduras e legumes, o time masculino consome mais carnes, alimentos ricos em gordura e sal. Entretanto, esse padrão alimentar pode variar de acordo com a faixa etária, renda, cultura e escolaridade, mas de um churrasco no domingo dificilmente escapam. Quer no restaurante, ou reunindo amigos e familiares. Essa iguaria é, indiscutivelmente, a preferida. Mas esse gosto pelo churrasco  remota à época de nossos antepassados, que eram caçadores e cuja atividade pertencia exclusivamente ao homem: prover a família de alimento. A mulher ficava protegida em alguma caverna cuidando da prole e conforme foram evoluindo passaram a cuidar ( além dos filhos ) da agricultura e da criação. O tempo foi passando, mas essa herança permanece nas entranhas masculinas. Justamente por comer mais carne e menos legumes, verduras e frutas, essa alimentação é rica em gordura saturada, extremamente pró-inflamatória levando a diversas complicações  de saúde como a própria obesidade que é a mãe hospedeira de diversas doenças como o desenvolvimento da resistência a insulina, gordura no fígado, a famosa esteatose hepática não alcoólica, diabetes tipo 2, pressão alta, entre outras, e inclusive o câncer, principalmente de intestino, pois toda essa gordura em contato com as células intestinais precisam ser emulsificadas pelos ácidos biliares. Que se em constante contato com elas passam a ser um agente agressor. Atualmente, graças as insistentes esposas preocupadas com a saúde de seu marido, vem aumentando o consumo de saladas, legumes e frutas.  O problema do churrasco é que o contato do sangue que se desprende da carne e cai no carvão, faz subir uma fumaça cheia de componentes cancerígenos. Mas os grelhados também trazem problemas principalmente para quem prepara e respira aquela fumaça. O fígado é nosso órgão que procura a todo custo eliminar esse tipo de substâncias do nosso corpo. Por isso, a importância no dia do churrasco iniciar a refeição com uma belíssima e suculenta salada cheia de fitoquímicos que darão o es forço necessário para o fígado dar conta do recado. Outra dica que está na página 110 do livro “Alimente Bem Suas Emoções” (Ed. Loyola)  que traz a família dos repolhos e couves, verdadeiros aliados à saúde do fígado. Fora isso segue abaixo minha receita favorita de Sal de Ervas que, além de deliciosa, fará com que seu marrido diminua o consumo do sal habitual e suas repercussões negativas. Sal de Ervas: 50 g de sal comum; 50 g de orégano sequinho desidratado; 50 g de alecrim sequinho desidratado; 50 g de gergelim branco tostado. Bata tudo no liquidificador e guarde na geladeira. Use no lugar do sal habitual. Seus pratos ficarão muito mais saudáveis, gostosos e funcionais. ( FONTE; PÁGINA 13, VIDA, revista O LUTADOR, mês de Agosto de 2015, escrito por DRA GISELA SAVIOLI. Nutricionista clínica, escritora, blog.cançaonova.com/maissaude
 twiter.com/giselasavioli).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares