domingo, 16 de agosto de 2015

ATÉ, BRAVO!

   


   Não viemos apenas do macaco, mas também dos peixes, que vieram das bactérias – é o que informa o livro A História de Quando Éramos Peixes, de Neil Shubin. Ele relata análises comparativas de fósseis de peixes, mamíferos e aves, evidenciando que suas - ou nossas – origens são comuns.
   Parece lógico, se já sabíamos que a vida começou no planeta com as bactérias. Nossa mãe ancestral foi microscópica.
   Eu estava pensando nisso quando Bravo,  nosso cachorrão, entrou no escritório de Dalva, onde ele nunca entra (pois fica o tempo todo no meu escritório), e deitou. Ela mandou sair e ele, sempre tão obediente, não saiu, olhou triste, continuou ali, pousando a cabeça, olhando longe, respiração opressa.
Então  entendemos: estava se despedido. Para ver que estava saindo de vez da rotina, iniciava um silencioso ritual de adeus. Só saiu do escritório à noitinha, para deitar no meio da chácara, como nunca fez.
   Tudo que escrevi nos últimos vinte anos, foi com ele deitado diante da escrivaninha . Então escrevi:
   Quando você quis morrer, não se entocou. Foi para o meio do quintal. Deitou, olhando de soslaio as estrelas, esperando calmamente o final.
   Não creio que tudo tenha sentido, inclusive a Eternidade e o Infinito, nem creio noutra vida além de tantas já, da bactéria ao peixe e ao macaco que gerou o astronauta. Mas ver você partindo tão em paz é tão bonito, meu irmão, que dá vontade de crer na Criação e  na Reencarnação!
   Então, se  é para crer noutra vida, até!  Nos  veremos em nossa chácara renascida, de novo cercado de tantas plantas floridas que já dá até saudade de você, meu Bravo, enquanto te vejo morrer.
   E você se vai finalmente:  primeira vez te passo a mão e você não abana o seu rabão.  Sim, companheiro,  quero crer noutra vida, para te rever.
   Vamos brincar num gramado infinito, vamos beber de riachos límpidos mas, por enquanto, fique com isto, estas pequenas gotas chamadas lágrimas enquanto cavo tua última toca.
   E ergo teu corpo com o coração na boca, e no chão das lembranças te deposito, para repousar inesquecivelmente enquanto me esperas, meu amigo querido. ( Crônica do escritor Domingos Pellegrini, página 19, cultura, espaço DOMINGOS  
PELLEGRINI d.pellegrini@sercomtel.com.br  publicação do JORNAL DE LONDRINA,  domingo, 16 de agosto de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares