quinta-feira, 6 de agosto de 2015

CONSUMIDORES OU AGRICULTORES: A DECISÃO É SUA!

   
  


   A cada mês, por meio da Revista  Canção  Nova, eu e você temos a oportunidade de meditar a Palavra de Deus que é sempre viva e dinâmica. Quando acolhemos essa Palavra em nossos corações, os frutos são produzidos,  primeiro por graça de Deus e, depois pelo desejo de correspondência a essa iniciativa de amor e paciência de Deus para  com cada um de nós! Vamos, neste mês, meditar o evangelho de Marcos 12, 41-44. A leitura orante precisa de silêncio, atenção, coração aberto e nosso compromisso de concretizar na vida a mensagem do Evangelho. Você não está dispensado da leitura do Evangelho! Pegue a sua bíblia e, antes de continuar a ler esse texto, tenha seu contato pessoal com a Sagrada Escritura.
   Agora que você já leu o texto do evangelho, podemos juntos tentar refletir alguns aspectos, não todos, desse trecho que tomamos de São Marcos. A parábola contada por Jesus diz sobre uma figueira que foi plantada numa  vinha. Mesmo que esteja rodeada pela vinha, a natureza da figueira é produzir figos e não uvas. A figueira era única em meio a toda a vinha, mas isso não pode mudar sua “identidade natural”, ela permanecia uma figueira que devia produzir figos. Muitas vezes, nós deixamos que a grande maioria à nossa volta “deforme” nossa identidade, passamos a buscar ser como a maioria e traímos nossa verdadeira identidade.
   Quando o homem se dirige até à figueira à procura de figos, claro, ele não os encontra. Por três anos, ele buscou esses frutos e nada encontrou. Aí decide cortar a figueira acreditando que ela ocupa inutilmente aquela terra. Parece que era o fim daquela figueira, condenada por não dar os frutos esperados. Mas, o “agricultor” busca defender a figueira e pede ao dono da vinha que lhe dê o prazo e se compromete a cultivar e adubar aquela árvore, por mais um ano, renovando sua esperança de que ela venha a dar frutos.
   Eu e você, muitas vezes, já fizemos o papel desse senhor que vai buscar os frutos e exige encontrá-los. Entretanto, hoje, quero convidar-lhe a olhar para a figura do agricultor, que tem a coragem de se dispor a mais um ano de cultivo, “cavando em volta e pondo adubo”, cheio de esperança de que os frutos viriam. É muito mais fácil sermos os  “consumidores” dos frutos e, assim, passamos a exigi-los de todos chegando até a irritação quando nos os encontramos.  Isso acontece em muitos relacionamentos e em muitas realidades das nossas vidas.
   O grande desafio é passarmos da postura de simples “consumidores” para comprometidos “agricultores”, que se lançam com esperança e disposição para o trabalho, sabendo que, com um pouco de paciência, os frutos poderão, sim, se tornar realidade. Será que hoje na sua vida não existem pessoas e realidades que precisam de mais uma chance, de mais um pouco de tempo, antes que você resolva acabar com tudo? Você está sendo desafiado, desafiada, a assumir a postura de um “agricultor da esperança”, cavar mais fundo em direção às raízes e colocar ali um adubo que fortalecerá cada situação que você vive. Fazendo a sua parte, você ainda precisará esperar com paciência o passar do tempo, para que possamos experimentar os frutos. Afinal, o bom agricultor sabe que precisa ser amigo  do tempo!
   Antes de tomar a decisão de cortar, eliminar ou destruir alguma realidade ou pessoas de sua vida, aprenda com o paciente agricultor do Evangelho, pois sempre há esperança de que os frutos podem aparecer, mas você vai precisar se comprometer  ser mais cultivador do que um exigente consumidor. Pense nisso, reze com isso. (
PE. FABRÍCIO ANDRADE,
 Formador Geral da Comunidade Canção Nova, twitter.com/pefabriciocn  página 9 – A BÍBLIA FOI ESCRITA PARA VOCÊ, Revista Canção Nova , agosto de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares