terça-feira, 11 de agosto de 2015

ALGUNS ERROS QUE (QUASE) TODO MUNDO COMETE.



   Hoje vamos tratar de alguns probleminhas relacionados à norma culta da língua portuguesa que, por diversas razões, acabam confundindo a vida de muita gente. Se você nunca teve nenhuma dúvida a respeito destes casos , parabéns!  Seu nível de conhecimento da língua é muito bom. Mas minha experiência como professor de português me mostrou que muitos brasileiros se atrapalham em um ou outro ponto. Vamos lá!
   MAL E MAU:  Est é uma confusão que existe, na verdade, por causa da letra L em final de palavra. Em praticamente todo nosso país, acabamos pronunciando essa letra como se fosse U:  Escrevemos “SOL”, mas falamos “SÓU”, assim como “MEL” vira “MÈU” e “BRASIL” soa como  “BRASIU”. Até aí nada de mais, é só uma questão de pronúncia (ou sotaque), o problema é quando nos confundimos na hora de escrever também. Para lembrar: MAL é o contrário de BEM, sendo ambos  advérbios ( dormir bem- dormir mal) ou substantivos ( os males da vida, os bens da família). Já MAU  é o oposto de BOM, funcionando como adjetivos ( o bom menino – os maus meninos) ou também substantivos ( os bons – os maus) , Aliás, a melhor dica de não errar é pensar no contrário, pois geralmente não erramos quando usar BEM ou BOM.
   MAS
e MAIS:  Outra confusão que vem da pronúncia, pois temos a tendência de na hora de falar, colocar o I onde não há, como “MÊS’” ( que falamos “MÊIS” ou “PAZ” ( que vira “PAIZ”).  Em todo caso: MAS é uma conjunção adversativa, quer dizer o mesmo que “porém” ou “entretanto” e deve ser usada quando vamos dizer algo contrário ao que foi dito antes ( queria  comprar algo, mas não tenho dinheiro). MAIS, que pode ser pronome ou advérbio, é o contrário de MENOS ( ele leu mais livros que eu). Entendeu? Então não erre MAIS.
   POR QUE, PORQUE, POR QUÊ E PORQUÊ: Praticamente um campeão de dúvidas, afinal,  há  quatro  formas possíveis. Mas, na verdade, é mais fácil do que parece. Primeiramente, as duas formas sem acento: POR QUE, separado, se usa em perguntas ( Por que você chegou atrasado?) e PORQUE, junto, em respostas ou explicações ( Cheguei atrasado porque perdi o ônibus). Na forma POR QUÊ , separada e com acento, a questão não é o POR, mas sim o QUÊ. Esse pronome, quando colocado no final de frase torna-se tônico e, portanto, deve ser acentuado. Ou seja, é tudo uma questão de posição: Se está no começo ou no meio da sentença, não leva o acento ( O que aconteceu? Para que tantos livros? ), mas no final sim ( Aconteceu  o quê?  Está lendo o quê? ). Inclusive essa regra vale para o QUÊ sozinho ou acompanhando outras palavras ( Está rindo por quê? O material é para quê) . E, finalmente, o  PORQUÊ, junto e com acento. Nesse caso, temos um substantivo, que significa “causa” , “razão” ou “motivo”. É fácil reconhecer que devemos usar essa forma, porque é a única das quatro que admite o artigo ( Não sei o porquê dessa confusão) e que tem plural ( Os verdadeiros porquês ainda não apareceram.
   MEIO e MEIA -  Nesse caso, temos que observar o sentido da palavra, pois quando MEIO  significa “metade”, ´w um adjetivo variável, com feminino e plural ( meio limão, meia laranja, meios melões e meias maçãs). A concordância, como você pode perceber, é feita com a palavra que acompanha. Por outro lado, se queremos usar MEIO com o sentido de “mais ou menos”, passa a ser um advérbio, que é invariável, ou seja, fica sempre igual ( ela está meio cansada, nós estamos meio atrasados, etc).
   Existem ainda alguns outros casos que deixam muita gente em dúvida, então voltaremos a esse assunto na semana que vem. Se tiver alguma questão parecida, mande para nosso e-mail . Até a próxima terça. ( FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGUÊS E ESPANHOL, página 5, espaço BEM DITO, FOLHA 2, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, terça-feira, 11 de agosto de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares